Wanderley Peres
O prefeito Vinícius Claussen participou nesta terça-feira, 8, do programa Hélio Carracena, na tevê Diário, quando falou das realizações do governo, enaltecendo os resultados positivos do combate à pandemia, como o alto índice do isolamento social, creditado ao rodízio de circulação de pessoas pelo final do CPF, e o crescimento da economia da cidade, o aumento do emprego, além do aumento da receita orçamentária do município, que era de R$ 435 milhões e chegou a 619 milhões no final do ano passado, 40% de aumento da receita em pleno ano de pandemia.
Para o prefeito, a administração da pandemia também se dá de forma satisfatória, com a devida prudência, providências e os protocolos acertados. "Graças a transparência, ao diálogo e a dedicação do gabinete de crise, passamos bem pela segunda onda, porque a cidade estava se acertando. Sabemos que o cenário é instável e não temos ideia da evolução do que está por vir, mas acreditamos no equilíbrio porque a vacinação avança e, acredito que em 90 dias já estejamos vacinando o público na faixa dos 18 anos", disse, afirmando ainda que o comércio se manteve funcionando a partir de "decisões baseadas na técnica, a partir dos dados da infectologia", daí o menor índice de contaminação e o alcance da bandeira laranja no mapa da Covid.
Vinícius anunciou também resultados positivos na economia, com o saldo de 500 empregos positivos e a criação de vagas no Sine, que representariam 40% das vagas de emprego ofertadas no estado do Rio de Janeiro. Outro anúncio foi a realização de concurso público ainda esse ano, graças a administração ter alcançado o índice de 49% da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mantivemos os salários em dia, dos 6 mil servidores públicos, entre ativos e inativos, e contribuímos com cerca de mil empregos na prefeitura, 300 deles para a educação, que ganhou mais professores contratados.
Sobre a construção de um hospital municipal, o prefeito disse que o foco é construir leitos SUS e pediátricos na Beneficência Portuguesa, aumentando a sua capacidade de atendimento. "Antes de pensar num outro hospital, temos que melhorar as condições dos existentes, e estamos fazendo isso. Construir não seria a grande dificuldade, o problema é a manutenção, basta ver que o hospital municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo tem um custo o dobro do Hospital das Clínicas, ambos com a mesma capacidade".
Quanto a construção do Centro de Tratamento Animal, no Vale Paraíso, em terreno que a prefeitura tinha conseguido após a demolição de uma escola desativada, o prefeito disse que o parceiro para a obra perdeu o interesse, por causa das dificuldades da pandemia. O prefeito prometeu, ainda, a despoluição do rio Paquequer, a contratação de um plano de mobilidade urbana, e as reformas da rodoviária municipal, da Feirinha do Alto e do pórtico da cidade, obras que dependeriam de autorização de empréstimo que vai encaminhar à Câmara.
Sobre o bairro Sudamtex, ou George March, o prefeito disse que a obra da instalação do centro cívico no local será retomada em breve, onde será erguido, também, um polo de educação, e um parque ecológico. Perguntado sobre os edifícios que a prefeitura iria permitir no local, disse que não autorizou nada nesse sentido, e que seriam “6 ou 7 edifícios apenas e desde que o código de obras da prefeitura permita”. Vinícius não refugou resposta também quanto a CPI da Pandemia, em curso na câmara, dizendo que está acompanhando e respondendo, pontualmente, as perguntas solicitadas.
Ao se despedir, antes de agradecer, ao público, dizendo da "alegria de poder responder as perguntas feitas", Vinícius falou ainda sobre a produção de lúpulo, a vinda de um condomínio agro-industrial para o município, e a possibilidade de visitação à sede da CBF, com a interferência dos parlamentares ligados ao esporte e próximos da cidade. "É um equipamento único no Brasil, e precisamos oferecer essa experiência de visitação para o teresopolitano", disse.