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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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DNIT promete iniciar capina na Teresópolis-Itaipava

Órgão alega problema em licitação para não realizar manutenção na BR-495
  • Marcello Medeiros

Após publicação de mais uma reportagem do jornal O Diário de Teresópolis sobre a problemática situação da rodovia Philúvio Cerqueira Rodrigues, popularmente conhecida como Teresópolis-Itaipava, ou BR-495, o órgão do governo federal, DNIT, informou que a previsão é que o serviço de capina e roçada das margens da estrada tenha início na próxima semana. A justificativa para o abandono da principal ligação entre Teresópolis e Petrópolis é problema em licitação para contratação de empresa para efetuar tal manutenção. “A licitação para contratação da manutenção do segmento está em andamento desde o início do ano, mas em razão de fatos corriqueiros em processos licitatórios, como recursos impetrados por licitantes, essa contratação somente se deu no mês de maio/2022”, informou o Superintendência do Rio de Janeiro do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre. O Diário vem alertando para os perigos ao longo da estrada há quase dois meses, com o fato posteriormente sendo repercutido em outros órgãos de comunicação e blogueiros locais.
No início de abril percorremos os trechos de serra da Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, que tem 33,4 quilômetros de extensão entre Quebra-Frascos, em Teresópolis, e Itaipava, em Petrópolis, constatando que a vegetação está cobrindo dezenas de placas com importantes informações sobre riscos na pista ou orientações para o trânsito, além de cobrir parcialmente a já estreita pista – deixando assim ainda em mais risco os ciclistas. “O contrato de manutenção do segmento foi assinado no dia 13/05/2022 e publicado nesta segunda, dia 16/05/2022. Corre-se, agora, o prazo para que a empresa contratada realize a devida mobilização para início dos serviços, o que se estima para o dia 23/05/2022 a retomada dos serviços de capina e roçada da vegetação”, pontuou a nota do DNIT.
Apesar das reportagens publicadas nas últimas semanas mostrarem locais com buracos e trechos com as placas de concreto danificadas, o órgão nega que seja necessária qualquer intervenção nesse sentido. “Quanto à ocorrência de buracos na pista, nossa equipe técnica baseada em Teresópolis atua constantemente na execução dos reparos técnicos para extinção de buracos que surjam na rodovia. Equipe desta SRE/RJ em vistoria no dia 10/05/2022 não constatou nenhum buraco no segmento entre Teresópolis e Petrópolis”, alega o DNIT.

DNIT informou que “não constatou nenhum buraco” na estrada Teresópolis-Itaipava


Também no documento encaminhado com exclusividade para o Diário, foi negada a informação que o órgão teria “abandonado” a rodovia porque existe a previsão de concessionária assumir o serviço como anexo da terceirização da BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora, passando por Petrópolis: “Informação completamente infundada, visto que não há perspectiva de concessão da BR-040/RJ ainda no ano de 2022, estando, portanto, a rodovia sob responsabilidade deste DNIT”.

Deputado Hugo Leal enviou ofício para o DNIT falando sobre o abandono da estrada

Reclamação em Brasília
Na última semana o Deputado Federal Hugo Leal enviou ofício diretamente para o Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Antônio Leite dos Santos Filho, relatando a publicação do Diário. “No caso da reportagem, destacam-se os testemunhos e imagens de buracos, fissuras no asfalto, falta de sinalização, desníveis na pista e falta de cuidado com a vegetação. Tal situação prejudica o trânsito de automóveis e também de cargas, prejudicando o turismo e as atividades comerciais da região. Além disso, o trecho não tem acostamento, estando coberto pela vegetação o pequeno espaço que poderia ser utilizado por ciclistas e pedestres. O risco é constante. O desânimo, também. Essa não é uma situação nova, mas um problema antigo que não tem sido enfrentado como deveria pelo Governo Federal”, frisou Hugo, que cita em seguida: “Não é possível que um Estado com a importância industrial, turística e comercial como é o caso do Rio de Janeiro não possa ter a atenção devida do DNIT. Não é de hoje que buscamos soluções junto à Superintendência e não temos retorno. Inúmeras obras paradas, falta de sinalização, falta de manutenção, mas principalmente de atenção da administração regional nos levam a questionar o motivo dessa ineficiência e solicitar a Vossa Senhoria uma intervenção imediata”.

A justificativa para o abandono da principal ligação entre Teresópolis e Petrópolis é problema em licitação para contratação de empresa para efetuar tal manutenção -Marcello Medeiros

Edição 23/11/2024
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