Luiz Bandeira
O Hospital São José encerrou nesta quinta-feira, 19, com uma missa solene no pátio da unidade, a Semana da Enfermagem. Foram oitos dias dedicados ao reconhecimento pelo importante trabalho dos profissionais de enfermagem, técnicos e auxiliares que estão na linha de frente dos atendimentos assistencial do hospital. Entre as várias atividades, conhecimento científico, cuidados com a saúde, estética, relaxamento e motivacionais. Paulo Sergio Bastides, gerente assistencial do HSJ, falou sobre essa importante semana para a equipe da unidade. “Essa semana inicia no dia 12, Dia do Enfermeiro, até o dia 20, dia do Técnico em Enfermagem. Nós montamos uma série de ações voltadas para nossa equipe assistencial onde tivemos ações motivadoras, ações de relaxamento, conhecimento científico, conhecimento técnico e a gente está terminando hoje com a missa pros profissionais. É uma semana de relaxamento para que a equipe seja energizada pros próximos meses do ano. Esse é um evento nacional, eu trabalho no Hospital São José há oito anos e nesse período nós fizemos todos os anos a realizamos”, relata.
Paulo reforça ainda que a equipe de enfermagem é que cuida das pessoas enfermas com amor e ciência. “E aí a gente não vai pensar em um amor piegas né, vamos pensar num amor pelo outro, humanização, cuidado no atendimento, qualidade e segurança do paciente. A enfermagem pra nós é isso, cuidar do outro como se ele fosse nosso familiar, como se fosse alguém querido nosso”, resume o gerente a dedicação do profissional mais exigido nesses tempos de pandemia. A grande e competente equipe do Hospital São José esteve, em parte, reunida para acompanhar a missa que foi celebrada no pátio da unidade diante dos olhares de pacientes e outros profissionais que se mantiveram em seus quartos e postos de atendimento, mas que pelas janelas puderam participar da celebração onde foram entoados cânticos e orações.
Lucimar Castro, Técnica de Enfermagem, contou para a equipe do jornal O Diário e Diário TV como se sente importante diante destas homenagens. “Nossa! Essa homenagem é de extrema importância, inclusive a gente se sente muito importante mesmo, porque a gente foi muito agraciado, a gente teve a semana com grandes eventos como aplicação de peeling, manicure pra fazer as unhas, nutricionista pra cuidar da saúde, teve massagem pra dar aquela relaxada, porque a gente precisa. O dia-a-dia é muito puxado, o dia-a-dia não é fácil, a gente sabe, a gente faz tudo com muito carinho, com muita dedicação e a semana da enfermagem é tipo uma válvula de escape pra enfermagem, aonde a gente consegue relaxar, refletir, ver que a gente fez aquela escolha, que a gente está alí por amor, com amor e a entrega é total. A gente se sente muito feliz nessa semana, a gente se sente importante”, pontuou, com gratidão a técnica em enfermagem.
Não é palhaçada!
Quando nossa equipe chegou ao HSJ para produzir a matéria, encontrou um grupo caracterizado de palhaço e, óbvio, eles chamaram a atenção. Fomos de encontro a animada turma e descobrimos que se trata da “Trupe Nós Aí”, que se dedica a levar um pouco de alegria aos pacientes internados na unidade de saúde. O grupo cristão visita leitos para dar apoio e colocar um sorriso no rosto de quem precisa. Conversamos com Marcelo Viana, que contou como é o trabalho do grupo. “Nós estamos aqui no Hospital São José junto com toda a equipe da pastoral, fazemos o trabalho de visitação hospitalar palhaçaria em todas às áreas do hospital, nos quartos, na oncologia e nós podemos trazer um pouco de paz, de fé e de esperança e alegria que é o fundamento e comprovado cientificamente que consegue trazer um benefício na melhora do paciente”, concluiu o Dr. Cebola.
História do evento
A Semana Brasileira de Enfermagem, atividade anual da ABEn (Associação Brasileira de Enfermagem), foi instituída pela Escola de Enfermagem Anna Nery, em 1940, tendo como idealizadora a então Diretora, Laís Netto dos Reys. Sua realização ocorre de 12 a 20 de maio, sendo que no dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro. No Brasil, em 1960, o então Presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto 48.202, oficializando a “Semana da Enfermagem”.