O secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, esteve nesta segunda-feira, dia 7, no bairro do Salaco, em Teresópolis, vistoriando as obras de contenção de encostas. Esta obra é emblemática para moradores da Região Serrana, após a maior tragédia climática do país, em 2011, quando centenas de pessoas morreram e várias cidades foram afetadas pelas chuvas.
Para Kazuhiro, a conversa com a comunidade durante o Governo Presente na Região Serrana, em janeiro, deixou claro que não há tempo a perder na reconstrução das áreas que foram afetadas. O governador Cláudio Castro, durante os três dias que esteve com seu secretariado na Serra, marcando os 10 anos da tragédia, deixou claro que a missão do estado é garantir segurança, moradias dignas e de qualidade para a população de áreas mais sensíveis.
– O governador Claudio Castro deixou claro que temos de correr para garantir mais qualidade de vida aos fluminenses. Estou acompanhando, pessoalmente, cada uma das obras, na tentativa de antecipar as entregas e poder levar tranquilidade a centenas de moradores que ainda sofrem quando percebem as primeiras nuvens de chuva. Temos de tirar essa impressão de insegurança dos moradores, entregando a eles obras de qualidade – frisou o secretário.
A previsão de conclusão dessa encosta, composta de quatro áreas específicas, é para o final deste ano. Além das obras em si, será construída uma calçada e instalado meio-fio.
Outras encostas
As obras de contenção de encostas e drenagem em Duas Pedras/Lazareto, Vila Nova e Floresta, em Nova Friburgo; e Feo/Espanhol e o projeto executivo para o bairro Caleme, em Teresópolis, já possuem recursos reservados e estão em licitação.