Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Recapeamento da estrada Teresópolis-Friburgo deve começar em julho

Previsão é do governo estadual, que vai realizar manutenção nos 70 quilômetros da rodovia

Durante o lançamento, na última terça-feira, 01, do programa municipal “Agricultor Legal”, de incentivo à legalização dos produtores rurais, o Prefeito Vinicius Claussen anunciou que o governo do estado confirmou para o mês de julho o início do recapeamento da RJ-130. Com cerca de 70 quilômetros de extensão, a Estrada Teresópolis-Friburgo corta uma grande área de produção agrícola e possui o Circuito Terê-Fri, com diversas atrações turísticas, artísticas e gastronômicas. Segundo apurado, serão investidos R$ 70 milhões na rodovia, que desde 1998 não recebe uma grande intervenção em relação ao pavimento asfáltico. 
Iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, o programa “Agricultor Legal” dá suporte e orienta os agricultores sobre os procedimentos para ativação da inscrição estadual para emissão de notas fiscais de sua produção. Realizado na APROLUC (Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica de Lúcios e Comunidades Vizinhas), na Estrada dos Lúcios, em Bonsucesso, no Terceiro Distrito, o lançamento do programa reuniu representantes de associações rurais e de sindicatos e da Prefeitura. "A formalização dos agricultores, através da emissão da nota fiscal, vai ajudar na identificação da riqueza da nossa produção rural e aumentará a arrecadação do município através do repasse do ICMS pelo Governo do Estado. Isso nos permitirá avançar com investimentos para o desenvolvimento deste importante segmento da nossa economia", pontuou o Prefeito.
O secretário de Agricultura, José Carlos da Estufa, alertou: os produtores rurais devem se orientar sobre a importância da formalização da atividade agrícola. "O agricultor precisa entender que ao emitir nota fiscal ele não tem tributação. A formalização traz vários benefícios, como a aposentadoria, o acesso a crédito e a aquisição de veículos com redução de preço. Tem que legalizar", orientou.  

Formalização da atividade agrícola
De acordo com a Secretaria de Agricultura, dos cerca de cinco mil produtores rurais do município, em torno de mil estão formalizados. "Nossa ideia é começar a direcionar políticas públicas e ações primeiramente aos agricultores já formalizados. É uma alternativa que encontramos para conscientizar os produtores rurais sobre a importância da emissão de nota fiscal. A Secretaria vai dar todo suporte e orientação sobre as etapas de legalização", explicou Fernando Mendes, subsecretário de Agricultura.
Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras da Agricultura Familiar, David da Silveira Barbosa, é fundamental a parceria da Prefeitura na mobilização dos agricultores. "Nosso sindicato faz esse trabalho há muito tempo e agora o poder público está levantando essa bandeira. Hoje a Prefeitura está vendo com outros olhos a agricultura familiar de Teresópolis", comentou.
Produtora rural, artesã e professora, Patrícia da Silva acompanhou o lançamento do 'Agricultor Legal'. "O produtor é um empresário, mas não temos muito essa visão. É importantíssimo fazer essa legalização pro nosso futuro", opinou.  "Temos que trabalhar legalizados e de forma honesta. A formalização da atividade agrícola é melhor pra todos nós", completou a produtora rural e transportadora, Mara Lúcia da Rosa Souza.

Atendimento aos agricultores
Palestrante no lançamento do programa “Agricultor Legal”, o engenheiro agrônomo Márcio Fernandes, da Secretaria Municipal de Agricultura, informou que há um plantão semanal para orientar os produtores rurais sobre como é feita a solicitação da Inscrição junto à Secretaria de Estado de Fazenda e esclarecer os procedimentos legais para a elaboração do talão de notas fiscais, os documentos necessários para sua emissão e sobre o preenchimento da DECLAN (Declaração Anual). "Nossa equipe está à disposição na Sala do Produtor para todos os esclarecimentos, inclusive com suporte jurídico. Vamos percorrer os bairros do interior para apresentar o programa, Mottas e Vieira são os próximos a serem atendidos", informou.
O atendimento acontece toda quarta-feira, de 12 às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 75, em Albuquerque). O telefone para informações é (21) 2644-6905.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia prende homicida que tentou explodir a casa da ex-companheira em Teresópolis

POLÍCIA APURA HISTÓRICO DE PARTICIPAÇÃO EM ‘RACHAS’: Delegado fala sobre a investigação do crime

Problemas no atendimento da Enel em Teresópolis são discutidos na Câmara

Teresópolis promove primeiro encontro do Trade Turístico no município

PARNASO será palco do 1º Festival de Cinema Ambiental e de Montanhas de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE