Marcello Medeiros
No final da manhã desta quarta-feira, 08, o “mineiro teresopolitano” Delino Tomé deu início a mais um grande desafio: ele está na estrada, correndo, tendo como destino a Basílica do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo, onde pretende chegar no próximo fim de semana. O ultramaratonista iniciou a corrida em frente ao prédio do Palácio Teresa Cristina, a prefeitura, e foi acompanhado até o Soberbo por alguns amigos, atletas locais que o vem como grande referência no esporte. E ele realmente é. Aos 68 anos, Delino é conhecido por excelentes resultados ao longo de sua carreira em provas de grande extensão e duração, em várias partes do país e até do exterior. “Essa é a segunda vez que realizo esse desafio até Aparecida. É muito bom estar fazendo o que se gosta, me sinto recompensado, feliz, só por estar aqui começando esse projeto. Sinto como se tivesse uma força ao meu lado, dando a disposição que preciso para completar esse desafio”, relatou Tomé à reportagem do jornal O Diário e Diário TV. Além da grande distância, outro diferencial é que o projeto tem como objetivo arrecadar alimentos, que serão doados para instituições de caridade.
Para realizar a travessia com segurança, o atleta – nascido em Varginha, Minas Gerais, mas que escolheu a Barra do Imbuí para constituir família e construir sua história – conta com apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Uma equipe está levando material de apoio e objetos pessoais, além de acompanhar o ultramaratonista de longe, para qualquer eventualidade. Até a Basílica serão 317 quilômetros. “A previsão é chegar no sábado, no final da tarde, entre 16h e 17h, mas pode ser que eu chegue mais cedo, até antes do almoço. Mas tudo isso vai depender da planilha que vou construir ao longo do caminho, traçando o trajeto e as paradas”, relata Delino, que no próximo ano pretende correr de Teresópolis até Brasília.
No ano passado, Tomé levou menos tempo para concluir o desafio porque pôde correr no período noturno. Na ocasião, contou com segurança da Polícia Rodoviária Federal para atravessar trechos mais complicados, como o Arco Metropolitano. “Agradeço demais a todos que nos últimos anos me apoiaram de alguma forma, sempre tive bons amigos e ajuda para realizar projetos legais como esse, sempre levando o nome da nossa Teresópolis”, disse ainda o “mineiro teresopolitano” ao Diário.
Atleta, exemplo
“Delino é um exemplo extraordinário para todos nós! E a Prefeitura está apoiando esse novo desafio pessoal e solidário dele, com o recolhimento de alimentos para instituições da cidade. As secretarias de Esporte, de Desenvolvimento Social e de Segurança Pública estarão dando o suporte necessário para que ele cumpra essa ultramaratona com toda a segurança. Desejamos sucesso nesse desafio do Delino!”, comentou a secretária de Esportes, Geovânia Maia.
História de vida
Em 1976 Delino Tomé adotou Teresópolis como sua cidade. Em sua trajetória, a primeira prova oficial, aos 50 anos de idade, teve um percurso de 84km divididos em 2 dias. Delino surpreendeu, alcançando uma ótima colocação geral e a primeira posição em sua categoria. Daí pra frente, muitas conquistas, pódios e medalhas: Campeão da Ultramaratona Thermas Hondo Argentina 2019, Ultramaratona do Paraná 2019 (ambas provas de 48hrs), da Ultramaratona Brasil de Caieiras 2020 (em São José dos Pinhais), entre outras. Colecionou quilometragem incrível e admirável, chegando a ir para a Europa por duas oportunidades para competir.
Doações
Os alimentos podem ser entregues na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Ginásio Pedrão), na Casa de Portugal (Av. Lúcio Meira, 850 – Várzea) e nas lojas Unisport (Calçada da Fama) e Batista Automóveis (Av. Feliciano Sodré, 980 – Várzea). Quem desejar pode fazer doações, por meio das contas bancárias das entidades beneficiadas: Apae Teresópolis (Instagram @apaeteresopolis – Pix: 28.857.951/0000-09); e Instituição Maria de Nazareth (Banco Bradesco – Agência 0542 Conta Corrente: 020.567-2 CNPJ: 33.311.291/0001-98).