Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

HCTCO lança Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica

Inicialmente, tratamento não será feito pelo SUS

O HCTCO anuncia mais um lançamento: um novo Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica, reafirmando o objetivo de se tornar um complexo hospitalar referência na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um centro multidisciplinar e integrado, inédito em Teresópolis, destinado ao atendimento de pacientes obesos e/ou com doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, doença hepática gordurosa, entre outras.

A obesidade é uma doença crônica, progressiva, recidivante e uma epidemia global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, ela aumentou 72% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019. O novo Centro do HCTCO oferece uma linha completa de cuidados, cujo foco é a promoção de saúde, a prevenção e o bem-estar, além da Cirurgia Bariátrica. O paciente com ganho ou excesso de peso receberá uma avaliação completa, com atuação multidisciplinar e tratamento integrado entre toda equipe.

“Esta doença afeta a maioria dos sistemas do corpo humano, atingindo o coração, o fígado, os rins, as articulações e o sistema reprodutivo. Isso leva a uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes tipo 2, as doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial, o acidente vascular cerebral, além de várias formas de câncer, bem como problemas de saúde mental”, afirma o Dr. Leonardo Ferraz, coordenador do Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HCTCO.

Ele explica que a obesidade acontece quando uma pessoa ingere, continuamente, mais calorias do que o organismo utiliza nas atividades e exercícios diários. Sendo assim, o corpo armazena as calorias não utilizadas na forma de gordura. “Muitos fatores podem contribuir para o desequilíbrio entre calorias ingeridas e calorias utilizadas, que tornam a obesidade uma doença complexa e multifatorial. As causas podem ser genéticas, comportamentais, alimentares, hormonais, medicamentosas, emocionais e combinações entre elas”, destaca o Dr. Leonardo.

Entendendo o cenário atual da Região Serrana do Rio de Janeiro e a necessidade de um centro médico integrado, voltado especificamente para o tratamento da obesidade e de doenças metabólicas, com uma linha completa de cuidados, o Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HCTCO surge como um projeto único e promissor. “O novo serviço do Centro de Obesidade e de Cirurgia Bariátrica do HCTCO é mais uma conquista para Teresópolis e para a Região Serrana. Poder proporcionar esse atendimento diferenciado com profissionais qualificados, com uma equipe multidisciplinar preocupada e interessada no tratamento da obesidade é, para nós, muito gratificante. O Dr. Leonardo Ferraz é membro da Sociedade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o que nos traz muita segurança, tendo em vista que ser membro titular da SBCBM é a garantia de que o médico irá realizar procedimentos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e de que o mesmo possui experiência técnica comprovada por uma sociedade científica”, explica a Dra. Rosane Rodrigues Costa, diretora Geral do HCTCO.

Somente particular
Segundo a direção do hospital o atendimento será apenas particular: “no momento, o HCTCO não possui habilitação junto ao SUS para este procedimento, mas tentaremos junto à Secretaria Municipal de Saúde o credenciamento desse serviço para a população usuária do SUS” informou.

Edição 29/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia prende homicida que tentou explodir a casa da ex-companheira em Teresópolis

POLÍCIA APURA HISTÓRICO DE PARTICIPAÇÃO EM ‘RACHAS’: Delegado fala sobre a investigação do crime

Problemas no atendimento da Enel em Teresópolis são discutidos na Câmara

Teresópolis promove primeiro encontro do Trade Turístico no município

PARNASO será palco do 1º Festival de Cinema Ambiental e de Montanhas de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE