Morador de Duas Barras, na Região Serrana do Rio de Janeiro, o artista plástico Ronan Paes de Pinho, de 34 anos, tem se dedicado a pinturas com diferentes materiais e estilos, utilizando desde as tradicionais madeiras e telas a azulejos, pisos, parede se garrafas, tanto à óleo como acrílica. Mas, além de utilizar o talento na pintura com materiais diferenciados, outro objetivo tem dado destaque ao seu trabalho: Retratar as belezas dos municípios do estado do Rio de Janeiro. Nossa Teresópolis, conhecida pela famosa Serra dos Órgãos, já foi retratada pelo pintor. A vizinha Petrópolis, com o imponente Museu Imperial, também está entre as obras do artista. Matrizes da Região Centro Norte Fluminense foram outras que ele ficou orgulhoso de retratar.
Ronan tem experiência em realismo, surrealismo e 3D, além de pinturas clássicas e contemporânea. Segundo ele, “as pessoas não valorizam pinturas feitas em azulejo ou madeira porque é muito mais difícil pintar nesse material do que propriamente numa tela". Porém, o artista enfatiza que a importância desse tipo de trabalho vai muito além disso. "Quando eu comecei eu estava atravessando um momento muito difícil na minha vida. Eu estava desempregado, depressivo e a Arte me deu uma segunda chance de provar para mim mesmo o meu valor", pontua.
O objetivo de Ronan Paes é retratar todos os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, destacando pontos turísticos e fazendas. Ele está produzindo de duas a três obras de cada cidade, pintando também animais e atrativos naturais. Para ver mais trabalhos do artista, as redes sociais são: Instagran /ronanppinnho e Facebook /Ronan Ppart. O telefone para contato é o (22) 992833079.