Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: Obra de revitalização da Feirinha do Alto avança no primeiro setor

Próxima área que receberá intervenção para reestruturação é a praça de alimentação

Luiz Bandeira

A tradicional Feirarte, que atrai ao município aos fins de semana e feriados um grande número de turistas, está finalmente sendo revitalizada. O projeto de reforma foi apresentado aos expositores em março passado, mas somente no início deste mês os operários começaram a trabalhar na obra que, para minimizar os transtornos que qualquer obra causa, está sendo realizada por setores, permitindo com isso que expositores mantenham suas atividades dividindo espaço com os tapumes que cercam o setor atingido. O prefeito Vinicius Claussen esteve no canteiro de obras para acompanhar o andamento dos trabalhos e aproveitou para registrar a visita em vídeo para as redes sociais, nesta terça-feira, 19. “Começamos uma obra de revitalização total. Vamos aterrar os fios, mexer na iluminação, no paisagismo, na irrigação, sinal de internet, pavimentação, padronização de todas as calçadas, reforma geral, vai ficar linda, linda, linda. Eu estou aqui acompanhando as obras junto com a empresa do Rio de Janeiro, numa parceria da prefeitura com o governo do estado e quero agradecer imensamente ao governador Claudio Castro. Já avançamos no primeiro quarteirão e daqui a quarenta dias, vamos avançar para a praça de alimentação e em breve 20 mil metros quadrados de revitalização total da querida Feirinha de Teresópolis”, anunciou Claussen.
Quando estivemos na Feirarte, no início deste mês, para registrar o começo das obras, entrevistamos o Assessor Especial do Governo do Estado, Alex Castellar, que destacou o investimento do governo estadual na Feirinha e estipulou um prazo para a conclusão da obra. “Eu acho que essa junção, essa colaboração entre prefeitura e governo do estado, está dando muito certo em Teresópolis e é mais um dos grandes investimentos. São R$ 12,9 milhões empenhados aqui, vai ter uma reforma completa em mais ou menos 180 dias, eu estou falando aí de seis meses, acreditamos que entre dezembro e janeiro a gente está entregando esta obra e eu acho que é um momento histórico pra nossa cidade”, estimou Castellar.

O paralelepípedo antigo que calçava área das barracas está sendo retirado para que o pavimento padrão do projeto da nova Feirinha seja assentado

Deco Pacheco, da associação “Sou Mais Feirinha”, que representa os expositores, destacou que há um cronograma de trabalho pensado para minimizar os transtornos a quem trabalha naquele espaço. “Vamos tentar fazer da melhor maneira possível pra não trazer prejuízo, por que nós sabemos que esse mês agora é o mês de vendas na Feirinha, do inverno, é a fatia gorda, então o prefeito está fazendo de tudo pra não dar prejuízo a ninguém. Ele me disse que vai fazer de tudo pra tentar amenizar, pra obra seguir seus tramites legais sem prejudicar ninguém. Não é só a Feirinha e o expositor que vai ganhar essa obra, o teresopolitano vai ganhar uma praça linda, são 22 mil metros quadrados revitalizados da Praça Higino da Silveira, preparados para a população de Teresópolis e lógico que a feirinha também ganha com isso”.

Segundo estimativa do governo municipal, a reforma deste setor será concluída em 40 dias

O projeto
Segundo o governo municipal, o projeto conta com novas construções como o Pórtico de Entrada, Mercado Orgânico e a Nova Praça de Alimentação, que somadas à reforma do Coreto e da Estação serão os personagens principais para criação da nova identidade arquitetônica da Praça Higino da Silveira, onde funciona a Feirinha. Com 540 estandes, a Feirarte recebe em média 10 mil visitantes por fim de semana, contribuindo de forma significativa para o turismo e a geração de renda.


Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE