Quando escolheu Teresópolis para constituir família, o mineiro Delino Tomé, nascido em Varginha, na Região Sul de Minas Gerais, não imaginava que se envolveria tanto com as causas sociais do município, muito mais do que boa parte da população teresopolitana. Mas assim tem sido. Ultramaratonista, referência nesse esporte no país e com diversos títulos ou excelentes resultados no Brasil e até no exterior em provas de longa distância, ele sempre carrega o nome de Teresópolis por onde passa e tem procurado ir muito além das competições: todos os anos Tomé organiza eventos que tenham como objetivo arrecadar gêneros alimentícios que possam contribuir com instituições carentes. No último fim de semana, por exemplo, ele realizou mais uma “Ultramaratona Solidária”. O atleta ficou 24 horas seguidas correndo na ciclofaixa entre as avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré, enquanto amigos, colaboradores e simpatizantes faziam a entrega dos alimentos em ponto de arrecadação montado próximo ao acesso da Calçada da Fama.
No total, 250 quilos de produtos que foram entregues em instituições sociais do município, entre elas o Lar de Isabel e a Apae. “Durante as 24 horas, muitos amigos apareceram para correr comigo, sempre incentivando a continuar e também doando alimentos para essa campanha. Alguns grupos participaram como o Amigas que a Corrida Me Deu e o TereRun, mais uma vez conseguimos grande resultado. Fico feliz em ajudar a suprir essas entidades por um período pelo menos”, relata Delino, que conta com o apoio de amigos e patrocinadores para realizar eventos desse tipo e também participar de competições: Supermercado Regina, Carrapeta, RedeEconomia, Unisport, Papelaria Globo, Chaveiro Mundial, Cycle São Cristóvão, San Raphael, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, Dr. Gustavo Alves, Dr. Manoel Vidal, Requinte Decorações, RV Fitnes, Academia Planeta Corpo, Celeiro Barra, Açougue Tavares, Zabal Bike, Eletro Barra, Batista Automóveis, Casa de Portugal, Abelha, Marragavi, Mega Street, Bia&Koisa Material de Construção, Jabá Celulares, Canal Corre Pra Cá, Astein, SAF, Premier Clen, Gráfica Imprimir, Jornal O Diário e Diário TV.
De Teresópolis a Aparecida correndo
Em junho passado, Tomé correu de Teresópolis até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Foram mais de 300 quilômetros com o atleta, morador da Barra do Imbuí, sendo acompanhado por servidores públicos municipais em um carro de apoio. “Eles iam parando quilômetros a frente e me esperando, levando meus objetos pessoais e garantindo também a segurança desse difícil desafio. Consegui fazer uma planilha para a corrida muito boa e, assim, deu para chegar muito mais cedo do que imaginava”, conta Tomé, que aos 68 anos mostra que ainda tem muita disposição para corridas de longa distância.
Nascido em Varginha, Minas Gerais, em 1976 Delino Tomé adotou Teresópolis como sua cidade. Em sua trajetória, a primeira prova oficial, aos 50 anos de idade, teve um percurso de 84km divididos em 2 dias. Delino surpreendeu, alcançando uma ótima colocação geral e a primeira posição em sua categoria. Daí pra frente, muitas conquistas, pódios e medalhas: Campeão da Ultramaratona Thermas Hondo Argentina 2019, Ultramaratona do Paraná 2019 (ambas provas de 48hrs), da Ultramaratona Brasil de Caieiras 2020 (em São José dos Pinhais), entre outras. Colecionou quilometragem incrível e admirável, chegando a ir para a Europa por duas oportunidades para competir. E, em todas as competições que participou, Delino levou o nome de Teresópolis.