Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: “Atentado pode ser algo mais grave do que parece”

Peritos da 110ª DP avaliam as pichações feitas no prédio do DIÁRIO

Wanderley Peres

Delegado titular da 110ª DP, Márcio Mendonça Dubugras esteve na manhã desta quinta-feira, 28, na redação do DIÁRIO. Acompanhado de peritos, que examinaram os resquícios das pichações, ainda presentes nas paredes apesar da higienização feita, o delegado apresentou solidariedade ao jornal e anunciou empenho da Polícia Civil no município para identificar de pronto a autoria do atentado. “A situação é tão grave que eu vim aqui me solidarizar em relação ao Diário de Teresópolis. Não se pode admitir que isso aconteça, isso é um atentado à liberdade de expressão. Eu trouxe a perícia para cá, fizemos um exame pericial, já temos acesso às imagens, nós vamos divulgar essas imagens, peço à população que nos auxilie a identificar essa pessoa que vai responder por crime de violação de domicílio e pichação”, disse, lembrando que a imprensa é também um canal de informação para as forças de segurança. “Quantas informações chegam para polícia através da imprensa? Então a imprensa tem um papel muito importante, por isso países civilizados respeitam tanto a liberdade de informação”. O delegado Marcio Dubrugas foi além, deixando claro que vai investigar a motivação do crime, “porque pode ser uma situação muito mais grave do que parece”, observou. “Daqui a pouco está se atentando contra a integridade física de um repórter, contra a vida dele. Então primeiro vamos identificar, depois vamos saber a motivação, por que essa pessoa que atentou contra a imprensa vai ser chamada e vai responder pelo crime, sendo levada à detenção”, garantiu.

“A situação é tão grave que eu vim aqui me solidarizar em relação ao Diário de Teresópolis. Não se pode admitir que isso aconteça, isso é um atentado à liberdade de expressão. Eu trouxe a perícia para cá, fizemos um exame pericial, já temos acesso às imagens, nós vamos divulgar essas imagens, peço à população que nos auxilie a identificar essa pessoa que vai responder por crime de violação de domicílio e pichação”

O atentado contra a sede do jornal e tevê O DIÁRIO aconteceu na noite desta terça-feira, 26, e a autoria do crime já foi identificada. Trata-se de uma mulher de meia idade, que a polícia ainda não anunciou o nome. A pessoa criminosa foi descoberta pelas câmeras de segurança externa dos edifícios da rua Rui Barbosa, que revelaram uma pessoa passando pela calçada e dobrando a esquina da rua Carmela Dutra. Na sequência, a câmera de outro prédio flagra a mesma pessoa atravessando a rua, enquanto retira alguma coisa da bolsa que carregava. Ela cobre o rosto com algo, entra no pátio de estacionamento do jornal e passa a escrever com spray num carro estacionado e na parede, gravando mensagens contra a Polícia Militar e contra uma página de internet que nenhuma relação tem com o DIÁRIO. Três horas depois, as câmeras instaladas no prédio do jornal e as dos edifícios vizinhos flagram a mesma pessoa, de novo, desta vez pichando o carro do DIÁRIO e as paredes da frente do prédio, que fica na rua Carmela Dutra, 765.

Cláudio Castro, governador do Estado do Rio de Janeiro

Dia seguinte ao atentado, a repercussão do crime nesta quarta-feira provocou a solidariedade de diversas pessoas, indignadas contra o ato que é, também, um crime contra a liberdade de comunicação. Em Nota, o governador Cláudio Castro, que visitou a redação do DIÁRIO no mês passado, repudiou veementemente o ato covarde, prestando solidariedade à direção do jornal e sua equipe. “Repudio veementemente e me solidarizo com os profissionais e a direção do Diário de Teresópolis, pelo inaceitável atentado contra a empresa. Crime desse tipo, aliás, não atinge apenas a imprensa em geral, mas mancha a democracia e, sobretudo, o que a sociedade brasileira tem de mais sagrado: a liberdade de expressão. A Polícia Civil já trabalha incessantemente para identificar o responsável ou responsáveis por tamanho desrespeito à democracia e às leis. Manifestações contrárias sempre são salutares e devem ser aceitas e toleradas, mas nunca de forma violenta”.

Vereador do Rio de Janeiro por três mandatos, ex-frade capuchinho que foi interno do convento de Fátima, em Teresópolis, e que também esteve no jornal dois meses atrás, Reimont ligou para a redação, afirmando que a imprensa quando é calada, censurada e ameaçada, é porque ela está incomodando. “Minha solidariedade ao amigo Wanderley Peres e a toda equipe do DIÁRIO que vem mantendo firmeza e coerência, do lado da construção da verdade e da democracia”.

Presidente da Câmara Leonardo Vasconcellos

Presidente da Câmara Municipal, Leonardo Vasconcellos disse que Teresópolis não admite ameaças à sociedade e suas instituições. “Confiamos nas forças policiais. O Grupo Diário seguirá exercendo o jornalismo ético e responsável, notabilizado nos seus 34 anos de respeitada atuação”.

Deputado Estadual André Correa

“Atentados à liberdade de imprensa são intoleráveis e providências precisam ser tomadas para que o absurdo crime não fique impune, vamos atuar nesse sentido”, postou o deputado estadual André Corrêa. A Prefeitura de Teresópolis se solidarizou com o Grupo Diário e afirmou que repudia esse tipo de ataque à imprensa e à propriedade privada. “Que o responsável seja identificado e responsabilizado, como manda a lei”.

Kátia Borges, presidente do SINDPMT

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Kátia Borges afirmou que repudia qualquer ato de vandalismo e depredação. “Se queremos respeito, precisamos respeitar os limites e espaços. Nos colocamos solidários às instituições ofendidas e jamais podemos nos conformar com ações que tragam a violência”, postou em sua página no Facebook o SindPMT.

Alex Castellar, assessor especial do governador do Estado do Rio de Janeiro

Assessor Especial do Governador do Estado do Rio de Janeiro, ex-candidato a prefeito do município, o teresopolitano Alex Castellar disse em nota que a imprensa livre é fundamental a democracia. “O grupo Diário ao longo de mais de quarto século tem sido um órgão de comunicação fundamental na construção cultural e civilizatória da cidade de Teresópolis e, do Estado do Rio de Janeiro. Este ataque brutal e sem cabimento a sede do Diário é um ataque a toda a sociedade teresopolitana e a democracia. As autoridades policiais e judiciais precisam identificar, julgar e punir de forma exemplar este ato de vandalismo. Deixo a minha solidariedade a um órgão de imprensa que nunca se curvou aos poderosos e que não será agora que vai se curvar a covardias”.

Édio de Paula Ribeiro, presidente da OAB Teresópolis

Presidente da OAB Teresópolis, o advogado Édio de Paula Ribeiro lembrou a participação do DIÁRIO nos movimentos da sociedade, alertando que todo ato praticado fora da lei deve ser combatido. “A Ordem dos Advogados do Brasil em Teresópolis se solidariza com a tevê Diário contra os atos de vandalismo sofridos por este importante e sério veículo de informação. Qualquer ato praticado fora da lei deve ser combatido. Assim, declaramos nossa solidariedade e apoio, nos manifestando também para que os culpados sejam punidos”.

Deputado federal que tem forte relação com Teresópolis, Hugo Leal disse que merece a condenação da sociedade o ataque ao jornal e à liberdade de imprensa. “Merece a nossa condenação e o nosso repúdio o inaceitável ataque à liberdade de imprensa sofrido pelo Diário de Teresópolis. Trata-se de um veículo reconhecido por sua independência editorial e por sua defesa intransigente dos interesses do município. Todos os democratas devem se unir contra essa agressão: a liberdade de imprensa e de expressão é um dos pilares do Estado de Direito. Aos profissionais do Diário, todo o meu apoio e solidariedade. Estamos juntos pela Democracia e por Teresópolis”.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Simulado de abandono de área de risco é realizado no Pimentel

Jovem morre em acidente de moto na RJ-130

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Mudanças nas regras do MEI para 2025

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE