Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Eventos na alta temporada impulsionam turismo em Teresópolis e região

Os eventos da alta temporada estão impulsionando o turismo na Região Serrana. Neste mês, Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, entre outros municípios da região, estão recebendo o Festival Sesc de Inverno, com programação intensa até este domingo, 31. Em Teresópolis, a ocupação hoteleira se manteve em 80% nos fins de semana deste mês. Julho já é considerado um mês da alta temporada, uma vez que o frio é um importante atrativo da Região Serrana como um todo, mas as atrações programadas pelo evento têm deixado os municípios ainda mais no foco dos viajantes. Bruno Rosa e Silva, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Teresópolis, relata que a maior procura é para este fim de semana. “O festival é um grande evento para a nossa região e estamos tendo uma diversidade de eventos, que vão atender públicos de todas as idades e, além dos hotéis movimenta também o setor gastronômico”, disse.

Ricardo Augusto Rodrigues, gerente geral do Hotel Le Canton e presidente do Teresópolis Convention

Na programação do Festival Sesc de Inverno em Teresópolis se destacam shows gratuitos do grupo Natiruts, no dia 30 de julho, e Barão Vermelho, no dia 31 de julho. Ambos serão realizados na Praça Olímpica. Feiras de artesanato, oficinas, peças de teatro e sessões de cinema também estão entre as atrações que serão oferecidas na cidade neste mês. “Temos observado um aumento significativo na taxa de ocupação dos hotéis de Teresópolis, tanto durante a semana, uma vez que estamos na alta temporada, e com férias escolares, como também aos finais de semana. Além dos índices da hotelaria, também temos observado o aumento do fluxo de turistas ‘passantes’, que aproveitam a proximidade de Teresópolis com o Rio de Janeiro, por exemplo, e vem para passar o dia, e curtir o friozinho na serra. Os eventos que estão voltando a acontecer no pós pandemia, impulsionam ainda mais a busca dos turistas e moradores, por opções interessantes de lazer e entretenimento na cidade. O evento do Festival de Inverno do Sesc tem trazido excelentes resultados para a cidade, e promete fechar o período com chave de ouro, oferecendo shows gratuitos e de excelente qualidade. Teresópolis só tem a ganhar com a retomada dos eventos. Cidade cheia, movimentando a economia e trazendo cada vez mais benefícios para os moradores e turistas”, pontua Ricardo Augusto Rodrigues, gerente geral do Hotel Le Canton e presidente do Teresópolis Convention.

Além das atrações musicais e culturais, brinquedos para a criançada e feiras são outros destaques do evento

Região comemora
Em Petrópolis, o setor de hospedagem e alimentação também comemora o resultado do evento. A abertura ficou por conta de shows do cantor Lulu Santos e, neste fim de semana, ocorrem as apresentações gratuitas do grupo Melim e da cantora Iza, além de teatro, literatura, oficinas e exposições. A programação ocorre ao mesmo tempo no Sesc Quitandinha e no Parque de Itaipava. “É um evento fundamental para esta época do ano porque traz atrações de qualidade sendo importante para o petropolitano e para o turista. O festival oferece a oportunidade de curtir a programação com amigos, família, com as crianças”, conta Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo).
Germano lembra que a maioria dos destinos do Brasil já retomou o nível de ocupação nos hotéis de antes da pandemia, o que ainda não ocorreu em Petrópolis devido às chuvas de fevereiro e março deste ano. “Nossa recuperação teve um grande abalo e, embora no inverno a gente tenha um aumento, ainda é bem abaixo do que a gente esperava se não tivesse as chuvas. Por isso, precisamos de um calendário de eventos fortalecido para que consigamos recuperar uma economia que foi tão abalada”, afirma.

Mais sobre o Festival
Os grupos Natiruts e Barão Vermelho são as principais atrações do Festival Sesc de Inverno em Teresópolis neste fim de semana encerram a programação do tradicional evento. Eles fazem shows gratuitos na Praça Olímpica, na Várzea, nos dias 30 e 31 de julho, respectivamente, às 20h. Nesta edição, que teve início no dia 15 de julho, o evento se espalha por 14 localidades de 12 municípios do Estado do Rio – tradicionalmente, era realizado somente na Região Serrana e Três Rios. Reconhecido como um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do país, o Festival Sesc de Inverno contempla atrações nas principais linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais.
A programação mescla grandes nomes do cenário nacional e artistas locais, o que o torna também um impulsionador para os talentos do interior do estado. Os destaques da programação serão divulgados em breve. Além de Teresópolis, o evento tem programação em Nova Friburgo, Petrópolis, Três Rios, Itatiaia (Penedo), Valença, Vassouras, Casimiro de Abreu (Barra de São João), Rio das Ostras, Búzios, Macaé (Sana) e São João da Barra (Grussaí).
Outras atrações diversificadas em tema, linguagem e público, como os espetáculos teatrais para todas as idades, oferecem uma agenda plural e rica; exemplo é a apresentação A vida não é justa, baseada no texto da juíza Andrea Pachá. Exposições de artes plásticas, mostra de filmes, slams e muitas oficinas, fazem parte do 20º Festival Sesc de Inverno, que atua como como um dos principais formadores de público do país e impulsiona a troca de experiências e circulação de artistas e ideias no estado do Rio. O 20º Festival Sesc de Inverno mantém a gratuidade ou preços acessíveis nos ingressos, democratizando o acesso ao bem cultural. Em Teresópolis, a realização é do Sesc RJ e da Prefeitura Municipal, com o apoio Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), contribuindo para o incremento do turismo local, a geração de renda e fomento da economia local.
Além dos shows na Praça Olímpica, nos próximos dias haverá apresentações musicais no Sesc Café: – Dia 30/07. Elis MC e o Baile da Crespinhos (música). Às 14h | Livre | Grátis. Favela Cria (música). Às 22h | 18 anos | Grátis. – Dia 31/07. Slam Liberdade Poética (literatura). Às 19h | Livre | Grátis. Confira a programação completa em todos os espaços de Teresópolis e nos demais municípios em www.festivalsescdeinverno.com.br

Edição 03/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Parque Nacional sediará mais uma Abertura da Temporada de Montanhismo

Donna Tê realiza ‘Chá das Mães’ com buffet liberado

Caminho das Centenárias, uma trilha cheia de riquezas no Parque Estadual dos Três Picos

Câmara cobra a criação de uma agência local para fiscalizar a Águas da Imperatriz

Chuvas mantém cheia a antiga Barragem do Triunfo, em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE