Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil passa a oferecer suporte técnico gratuito em áreas de risco

Projeto atende proprietários de imóveis interditados que não tiverem condições de contratar um profissional

Lançado na última semana, o projeto “Engenharia do Bem”, da Defesa Civil Municipal, vai oferecer suporte técnico gratuito de engenheiros a pessoas em situação de pobreza que moram fora de áreas de risco e que tiveram suas casas interditadas por problemas estruturais. Realizado no salão do Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa, na Várzea, e seguindo todos os protocolos sanitários, o lançamento foi realizado na última sexta-feira, 14, reuniu líderes comunitários e foi acompanhado pelos vereadores Erika Marra e Paulinho Nogueira, secretários e subsecretários municipais.  
A meta é que 35% dos imóveis interditados em Teresópolis desde 2011 sejam atendidos pela iniciativa, permitindo que os moradores retornem com segurança para suas residências. O trabalho técnico será executado por equipes das secretarias de Defesa Civil e de Obras Públicas. "Desde 2011 existem 3.354 residências interditadas no município. O 'Engenharia do Bem' pretende contemplar em torno de 1.174, possibilitando a desinterdição dessas casas por meio do acompanhamento técnico que será realizado pelos engenheiros da Prefeitura e os agentes da Defesa Civil", relatou o coronel Albert Andrade, secretário municipal de Defesa Civil.  
A presidente da Associação de Moradores do Caleme comemorou o lançamento do projeto. "Várias casas boas ficaram interditadas nesses 10 anos da Tragédia e essas famílias vão poder retornar para suas residências. Esse projeto é uma grande vitória para Teresópolis", opinou a líder comunitária Lucineia Silva.     Mais informações sobre o projeto “Engenharia do Bem” podem ser obtidas de forma presencial de segunda a sexta-feira, exclusivamente das 12h às 17h, na sede da Secretaria de Defesa Civil, no Soberbo. Pelo telefone 2742-7025, o atendimento acontece de 9h às 17h.

Parceria
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), que já trabalha em parceria com a Defesa Civil Municipal no projeto “Proteger Teresópolis”, que tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade do município aos desastres naturais decorrentes das chuvas por meio de diagnóstico de risco, preparação comunitária, análise geotécnica e aperfeiçoamento do sistema de monitoramento e gestão, volta a atuar em conjunto com a Prefeitura no “Engenharia do Bem”. "Estamos disponibilizando estagiários do curso de Engenharia Civil para auxiliar os engenheiros da Prefeitura e os agentes de Defesa Civil, responsáveis pelo levantamento e o projeto de recuperação estrutural dessas unidades interditadas fora de áreas de risco. Não há nenhum benefício manter casas interditadas e em processo de deteriorização. O município está de parabéns por essa ação", destacou o professor Heleno Miranda, coordenador do curso de Engenharia Civil do Unifeso.

Acesso e etapas
Cartilha distribuída no lançamento do projeto “Engenharia do Bem” informa os critérios de acesso à iniciativa, com a documentação a ser apresentada, e explica as etapas de execução das atividades. Acesso: – O imóvel não pode estar inserido em nenhuma das áreas de risco mapeadas. –  O imóvel deve apresentar histórico de interdição e número de Termo de Interdição da Secretaria de Defesa Civil. – O imóvel não pode apresentar histórico como objeto de indenização. – Para acesso ao benefício, o contribuinte deve estar de acordo com o Decreto nº 4670/2015, que dispõe sobre a concessão dos benefícios eventuais no âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, como: I – ter renda per capita mensal da família igual ou inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo; II – estar inserido no Cadastro Único do Município de Teresópolis; III – ter avaliação socioeconômica do Serviço Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Etapas: – Agendar atendimento com até 04 (quatro) pessoas por dia, para apresentação e verificação da documentação exigida; – Documentos necessários para abertura do processo junto a Secretaria Municipal de Defesa Civil: Identidade e CPF; Comprovante de Residência; Registro Geral do Imóvel (R.G.I.) ou Posse do Imóvel; Termo de Interdição do Imóvel e Relatório de Ocorrência; Declaração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social atestando o Direito ao Benefício; – Visita ao imóvel com engenheiro da Secretaria de Obras e técnico da Defesa Civil; – Elaboração de estudo de engenharia adequado ao cenário, contendo o tipo de projeto e; – Acompanhamento e orientação da execução da obra; – Conclusão do atendimento com finalização da obra e emissão de Relatório Técnico e Desinterdição do imóvel.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE