Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Montanhas de Teresópolis celebra a chegada da Primavera

Sede Santa Rita se consolida como ponto turístico do Segundo Distrito

Neste último final de semana, para saudar a chegada da Primavera, o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis promoveu uma ação comemorativa especial na Sede Santa Rita da unidade de conservação ambiental. Com atividades de educação ambiental, exposição de fotografias, música e feira de produtos artesanais e orgânicos em um ambiente acolhedor, a chegada da nova estação no Parque proporcionou um encontro interativo entre famílias, amigos e a natureza, além de trabalhar a convivência e sensibilização para o cuidado com o meio ambiente. “O evento teve como objetivo levar informações sobre educação e sustentabilidade à sociedade, para que tenhamos um ambiente cada vez mais presente em nossas ações diárias, respeitado e cuidado por todos. E dessa maneira, a partir da nossa reflexão, nós possamos melhorar a prática, a fim de contribuir e promover a sensibilização e conservação desse bem tão valioso que é o nosso Meio Ambiente”, explicou o Coordenador da Sala Verde Que Te Quero Verdade, Raimundo Lopes.


Duramente afetada na Tragédia de 12 de Janeiro de 2011, a localidade de Santa Rita, no Segundo Distrito de Teresópolis, está se reerguendo graças aos segmentos de turismo ecológico e rural. Além da beleza natural desse cantinho do município, com a implantação de uma sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis onde por muitos anos funcionou a Fazenda Urso Branco, é cada vez maior o número de visitantes interessados em conhecer os atrativos oferecidos pela unidade de conservação ambiental gerenciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Desde o ano passado, quem procura o espaço pode desfrutar de mais um, a Trilha Tangará. Um pouco mais exigente que a do Jacu, e menor do que a trilha da Pedra da Alpina, o trajeto de pouco mais de um quilômetro permite aos mais atentos admirar diferentes aves. Por isso, ela recebeu o nome do pássaro da família Pipridae, também conhecido como “Tangará dançarino” ou “Dançador”. Um borboletário é outro projeto em andamento no núcleo do interior da unidade de conservação ambiental, criada em 06 de julho de 2009 e que tem como símbolo a Pedra da Tartaruga. Para chegar até o local, existem dois acessos. O principal, e mais fácil, é via BR-116. A referência é a localidade de Holliday, pouco depois do Fischer e antes do posto da PRF em Três Córregos. Saindo da rodovia federal, há placas indicando o caminho até Santa Rita.

“Banho de Floresta”
Nesta quarta-feira, 28 de setembro, acontece mais uma edição do “Quarta às 10”, ação semanal da Sala Verde Que Te Quero Verde, espaço virtual e físico criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente destinado à educação ambiental e para a ampliação do conhecimento sobre preservação do meio ambiente. Com o tema “Banho de Floresta: o espaço natural em benefício da saúde mental”, o encontro tem como objetivo mostrar que a prática do Banho de Floresta devido aos avanços tecnológicos, tornou-se uma peça fundamental para os cuidados preventivos com a saúde. Resultados de estudos mostram que esta prática melhora a qualidade do sono, do humor, da capacidade de foco e reduz os níveis de estresse, como também pode contribuir para problemas fisiológicos, como pressão alta, tensão muscular e resposta imunológica reduzida. O assunto será apresentado em palestra online, às 10h, pela pedagoga e especialista em Desenvolvimento Territorial, Gizelle Brown, com mediação do Gestor Ambiental Raimundo Lopes e da Bióloga Beatriz Tjader, ambos Secretaria de Meio Ambiente. A palestra poderá ser acompanhada por meio do Canal no Youtube da Sala Verde Que Te Quero Verde. Basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=94oPklV5oCU.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE