Centenas de corredores amadores e profissionais das cinco regiões do Brasil prestigiaram a inédita etapa do Uphill Marathon realizada no sábado, 08. Da largada, em frente à prefeitura de Cachoeiras de Macacu, até a chegada, no topo da serra que faz fronteira com o município de Nova Friburgo, os corredores encontraram de tudo, enfrentaram frio, neblina, chuva e foram recompensados com o sol quando retornaram à arena. Tudo isso numa prova com infraestrutura completa para o corredor se supera num belo visual do Parque Estadual dos Três Picos. Os teresopolitanos foram bem representados e com três representantes chegando à frente dos demais atletas concorrentes. Eliezer de Jesus Santos ficou com o 1º lugar geral masculino, Rejane Ester da Silva, esposa de Eliezer, alcançou a 1ª posição no geral feminino. Francescoli Rodrigues 1º lugar na categoria de 40 a 45, Fábio de Matos 3º na categoria de 55 a 59 e Patrícia, segund colocada na categoria de 30 a 35. O ultramaratonista Delino Tomé ficou feliz em completar a prova, que considerou de bom nível técnico, em quinto lugar na sua categoria.
O casal Rejane Ester da Silva e Eliezer de Jesus Santos voltou a fazer história entre as lendas da Uphill Marathon. Depois de ganharem a etapa da Serra dos Órgãos em julho deste ano, os dois fizeram mais uma dobradinha campeã na meia maratona. Aos 38 anos, ela foi soberana na modalidade e cravou o tempo de 1:49:26s. Após Rejane chegaram Lilian Pereira Olímpio (2:06:49s) e Elida Cordeiro de Oliveira (2:08:19s). Eliezer foi o vencedor entre os homens nos 21k cruzando a linha de chegada em 1 hora, 35 minutos e 12 segundos. Fabiano Moura dos Santos (1:36:24s) e Fábio Sanches (1:39:14s) completaram o pódio masculino.
“A paisagem da serra é tão maravilhosa que cheguei a perder meu foco. Fazer Uphill é sem dúvidas uma experiência que alimenta nossa alma. Já estou na expectativa para as provas do próximo ano”, disse, emocionado, Eliezer. “Fomos morar em Teresópolis em busca de uma vida mais tranquila e saudável. Nossa parceria de casal já dura 10 anos e se reflete também nos treinos. Estamos orgulhosos por mais uma dobradinha campeã!”, completa Rejane.
A etapa de Nova Friburgo inovou convidando os cem primeiros colocados na meia maratona para encarar cerca de 2.500 degraus irregulares da escadaria que fica sob o teleférico de Nova Friburgo. O inédito desafio apelidado de Morro da Cruz foi aprovado pela grande maioria. Lilian Pereira Olímpio (31:12s), que já havia chegado em 2º lugar na meia maratona, e José Carlos Rezende (29:42s) fizeram os melhores tempos. Após esforço extremo veio a recompensa: quem subiu a escadaria desceu o morro no famoso teleférico curtindo a paisagem privilegiada da cidade. O final da tarde de sol na Praça do Suspiro (Nova Friburgo, RJ) foi mais especial com a prova de 5K. Reforçando o aspecto inclusivo do projeto patrocinado pela Claro. A corrida recreativa reuniu várias gerações de corredores incentivando a prática esportiva por iniciantes.
RESULTADOS DAS PROVAS
23K – Masculino
1 – Eliezer de Jesus Santos (1:35:12s)
2 – Fabiano Moura dos Santos (1:36:24s)
3 – Fábio Sanches (1:39:14s)
23k – Feminino
1 – Rejane Ester da Silva (1:49:26s)
2 – Lilian Pereira Olímpio (2:06:49s)
3 – Elida Cordeiro de Oliveira (2:08:19)
3K – Masculino
1 – José Carlos Rezende (29:42s)
2 – Carlos José Esteves de Souza (29:48s)
3 – Fábio Sanches (30:23s)
3K – Feminino
1 – Lílian Pereira Olímpio (31:12s)
2 – Tatiana Silva do Rego Lima (35:01s)
3 – Alexandra de Paulo (37:40s)