Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: Programa Municipal de Recuperação Florestal já plantou mais de 11 mil mudas

Têm prioridade para receber o plantio áreas de preservação permanente, áreas remanescentes que possam conectar corredores ecológicos

Lançado em outubro de 2021 pela Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o Programa Municipal de Recuperação Florestal fez o plantio de 11.088 mudas de espécies nativas do Bioma da Mata Atlântica no entorno do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e nos bairros Parque do Imbuí – na cidade, Campanha, Cruzeiro, Fazenda Suíça, Frades, Lúcios e Três Córregos/Biquinha, na zona rural. A meta é plantar 50.000 mudas de árvores nativas até o final de 2024, sendo que já se tem a prognose dentro das propriedades cadastradas no programa, de plantar mais de 66.000 mudas em propriedades diversas cadastradas, em sua maioria, na zona rural do município.
“A proposta da Gestão Municipal é reflorestar áreas degradadas com mudas de espécies variadas produtoras de flores e frutos, contribuindo com a reprodução e preservação de espécies da flora e da fauna do Bioma da Mata Atlântica e promovendo uma reconstrução paisagística mais rápida. Já foram implantadas mais de 11 mil mudas em 7 bairros do nosso município e mais dois farão parte do programa ainda este ano: Água Quente e Venda Nova”, pontua o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Castro.

Têm prioridade para receber o plantio áreas de preservação permanente, áreas remanescentes que possam conectar corredores ecológicos, áreas degradadas e com ocorrência de incêndios recentes e também aquelas com valor paisagístico.

Executado e estruturado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o programa também abrange propriedades urbanas e rurais cujos proprietários desejam aderir à iniciativa. Equipe da SMMA elabora o projeto para execução e manutenção do plantio e a secretaria doa as espécies e o adubo, com as ações ratificadas através de termo de compromisso.
“Nosso objetivo é alcançar mais de 44.000 metros quadrados (44 hectares) até o final de 2024. Mas isso depende da adesão dos proprietários ao programa. Produtores voluntários participantes do programa são cadastrados, segundo indicação da EMATER e do Sindicato Rural de Teresópolis, assim como os projetos de cada propriedade inscrita, com o manejo e a manutenção das áreas recuperadas acompanhadas pelos técnicos da secretaria. A contrapartida dos proprietários é a implantação de cercas nos locais recuperados que tenham animais de grande porte bovinos, equinos, caprinos), o plantio das mudas e manutenção das mesmas, que são doadas pela Secretaria de Meio Ambiente, com a supervisão de sua equipe técnica”, explica Flávio Castro.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE