Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dicas para decoração em ambientes pequenos

Com consumidores optando cada vez mais por espaços menores, decorar pode ser um desafio

Nina Benedito
@ninabenedito

Casas e apartamentos pequenos estão sendo cada vez mais procurados, mas isso não significa que precisam ser ambientes apertados e sem charme. A decoração desses ambientes menores é a chave para tornar esses espaços mais amplos, agradáveis e confortáveis. Recentemente a Designer de Interiores Alessandra Amiúna esteve no “Programa da Nina” e deu dicas valiosas de como otimizar o espaço pequeno de forma simples e elegante. Segundo ela, com bom senso e a técnica adequada de com o tamanho, é possível, inclusive, fazer com que um espaço pequeno pareça grande.
Depois da entrevista, estivemos em um apartamento da Gênesis Empreendimentos para entender melhor essa dinâmica. Inicialmente, a pessoa pode achar que todos os móveis não vão caber, mas visitando o modelo do imóvel decorado constatamos que é possível ter tudo que é preciso para decorar um ambiente pequeno e ainda assim ele parecer maior do que realmente é. “A forma de você compor um ambiente é o que o torna aconchegante e espaçoso”, enfatiza Amiúna.  A medida da sala que visitamos era de 12 metros quadrados, bem pequena, contudo a consultora conseguiu colocar uma mesa de jantar, sofá, mesinha de centro, mesinha de canto, um pequeno puff, tapete e pintou um painel em uma das paredes do ambiente para criar um diferencial. 

O sofá ideal
A principal dúvida em um apartamento pequeno, ou até em uma casa que possua uma sala pequena, é com relação ao sofá, o ideal é a pessoa saber qual o tipo e tamanho a utilizar. O sofá living é mais reto, seco, e que em casas maiores, geralmente é usado em salas de estar que não tem TV, onde se recebe as pessoas.  O sofá retrátil é o sonho de consumo de muitas pessoas, contudo, em um ambiente pequeno, é preciso abrir mão de outras coisas, como por exemplo, da mesinha de centro, mas poderá ser colocada uma mesinha de canto. Tanto o sofá living quanto o retrátil, é importante saber o tamanho exato do ambiente.

As dicas da Designer
“No apartamento decorado, a parede onde está o sofá tem 3 metros e 85 centímetros, e o sofá living tem 1,80m por 87cm de profundidade, o que sobra espaço inclusive para usar como espaço de circulação. Já o retrátil tem 2 metros por 92cm de profundidade, e quando se estende ele, fica com 1,37m. No dia a dia posso usar o retrátil fechado, e quando se quer um conforto maior, podemos usá-lo aberto, para assistir um filme, comer uma pipoca”, explica Alessandra. “Para quem tem um apartamento de 60 metros quadrados, que é mais ou menos o padrão exigido pela Caixa Econômica, a parede que a gente tem para trabalhar é de 3,80cm, se for um sofá retrátil ele tem que ter 2 metros por 92cm de profundidade, e se for um sofá living até 2 metros dá para usar, mas com uma medida um pouco menor, a gente consegue colocar uma mesinha de centro, por exemplo”, enfatiza a consultora.
Para caber uma mesa de jantar confortável para quatro pessoas, como essa que tem 1,20 por 80, outra dica é a escolha das cadeiras, já que não pode ser uma peça muito grande. Existem cadeiras com profundidade de 60, 70, 80cm, e em uma mesa com essas medidas, a cadeira tem que ser mais sequinha, mais reta e a de 60cm seria a mais indicada nesse caso, pois não ocupa tanto espaço e a área de circulação fica liberada.

Truques para aumentar o ambiente
“Essa sala tem 12 metros e 40cm, é pequena, mas existem alguns truques para dar a impressão de que a sala é maior. Uma coisa que podemos lançar mão é o tapete”, diz Amiúna.  O primeiro exemplo é um sofá living com um tapete de 3 metros por 2,50cm, tamanho padrão que se consegue comprar já pronto. “O que acontece é que eu não posso usar um tapete menor que o meu espaço. O tapete tem que pegar ou a ponta do sofá, ou tem que encostar na parede para que o sofá fique totalmente em cima dele. Na outra foto o sofá é o retrátil e já não dá para colocar uma mesinha de centro, caso contrário o ambiente ficará com aspecto de entulhado e quando a pessoa quiser abrir o retrátil, vai ter que tirar a mesinha de centro. O que se pode colocar, é um pequeno puff ao lado para servir de apoio”, explica. “E quando se coloca um tapete bem menor do que o espaço, parece que a sala fica menor ainda, logo, não se usa, pois ele diminui o ambiente. O certo é, ou você coloca um tapete que pegue da metade do sofá pra frente, ou que todo sofá fique em cima do tapete, o que dá a sensação de aumento do espaço.  Nunca colocar o tapete do começo do sofá pra frente. O tapete traz a sensação de aconchego, dá vontade de ficar naquele ambiente”, conclui Amiúna.

Onde comprar o sofá ideal
A Martuchelli é uma solução incrível em Teresópolis, pois tem absolutamente tudo que é preciso para decorar uma casa. Da areia e do cimento até o talher da mesa de jantar, cortinas, almofadas, roupa de cama e o sofá ideal para qualquer ambiente. Se não tiver o que o cliente está precisando, a Martuchelli consegue providenciar. Crediário próprio e parcelamentos. E no momento em que estamos mais tempo em casa, vale a pena investir nesse conforto, nas coisas que você quer mudar ou modernizar no seu lar, a hora é essa.  A nossa casa, merece toda a nossa atenção. Comprando na Martuchelli, o cliente ganha uma consultoria com Alessandra Amiúna, de acordo com o ambiente. O endereço é a Rua Wilhelm Cristian Kleme, loja 3, no Francis Center – Ermitage. Telefone: 3643-1526 e Instagram @martuchellihomecenter
A Designer de Interiores e Paisagista Alessandra Amiúna oferece consultoria através de seu escritório AW Paisagismo e Interiores, localizado na rodovia Teresópolis-Friburgo, quilômetro 04, loja 12. Telefones (21) 9 9552-7260 e (21) 9 7157-5771.

Tags

Compartilhe:

Edição 18/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

‘Receita Brasileira’ no Centro Cultural Bernardo Monteverde recebe

PRF recupera veículo roubado no Rio de Janeiro

PMT esclarece dúvidas sobre mudanças no sistema de emissão de nota fiscal

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave caem na maior parte do país

‘Volta de Friburgo’, um circuito com ‘jeito de Tour de France’ na Região Serrana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE