Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura de Teresópolis inicia operação contra descarte criminoso de lixo

Luiz Bandeira

Nesta terça-feira, 17, foi deflagrada uma operação conjunta envolvendo as secretarias municipais de Segurança Pública, Serviços Públicos e de Meio Ambiente para coibir a prática de despejo irregular de rejeitos provenientes de obra e limpeza residencial, em área de reserva ambiental, terrenos ou em locais destinados ao recolhimento de lixo domiciliar. No primeiro dia da operação foram flagrados vários crimes sendo cometidos, um homem foi preso e um veículo foi apreendido. Existem no município, locais ideais para destinação desse tipo de dejeto, mas infelizmente existem também pessoas que não se preocupam em amontoar lixo em qualquer lugar sem o devido cuidado. A partir da constatação que essa prática vem aumentando, a prefeitura entendeu que é necessário coibir e responsabilizar criminalmente essas pessoas.

Depois de receber imagens flagrando pequenos veículos de carga fazendo despejo irregular o secretário de serviços públicos, Davi Serafim, dos Serviços Públicos, explicou ao Diário que cada tipo de lixo tem o local correto de ser vazado. “A pessoa que faz uma obra na sua casa normalmente ela está fazendo dentro da legalidade, possivelmente não vai ter nem o veículo adequado para poder transportar isso, onde ela contrata a caçamba ou a empresa que vai fazer a retirada. Todas essas empresas, todos os caçambeiros já estão orientados pela secretaria de Meio Ambiente que existe o ‘bota-fora’ legalizado pela prefeitura, pela secretaria de Meio Ambiente que fica na Estrada do Comandante, próximo ao Detran da Prata. Todo o entulho de obra, terra limpa está sendo levado pra lá porque é aonde pode se despejado esse tipo de coisa, agora galho, lixo de jardim, poda de árvore, uma pequena barreira que se misturou com algumas outras coisas que não se enquadra mais como entulho ou terra limpa é pro nosso aterro normal que é levado”.

Davi Serafim disse ainda que o município está gastando mais do que o normal por conta do despejo irregular de rejeitos de obras no lixo domiciliar. “A prefeitura paga o recolhimento de lixo domiciliar, não de entulho de obra, sofá, geladeira, esse tipo de coisa que é descartado, hoje está sendo feito de forma irregular. Então a caçamba que está na comunidade, no bairro é para o lixo domiciliar, então existem alguns caçambeiros, alguns motoristas de caminhão que estão indo lá e jogando seus entulhos dentro dessas caçambas. Qual é a preocupação do município com isso? Quando essa entra no aterro sanitário todo o lixo domiciliar é pesado, você imagina então que a prefeitura está pagando por um entulho, isso onera o município”, denuncia o secretário de Serviços Públicos.

“Lixeira viciada”

Davi Serafim descreveu ainda o que costuma chamar de “lixeira viciada”.  “Existe uma situação que a gente trata como lixeira viciada, o pessoal chega lá e vai jogando entulho, a gente tem vários pontos como esse na cidade. Há cerca de dois anos a gente tinha destacado para esse serviço três servidores e um caminhão pequeno que fazia essa limpeza nessas áreas, hoje a gente tem dois trucks e um caminhão pequeno que a gente chama de toco, uma máquina e mais cinco funcionários. O cara que está trabalhando de forma irregular procura facilidade, pra ele é mais fácil jogar em qualquer canto, voltar e fazer novo frete, do que fazer o despejo correto. É nisso aí que está entrando as secretarias de Segurança e de Meio Ambiente para coibir esse tipo de situação na cidade”, pontuou.

Prisão

O secretário de Segurança Pública do município, Marco Antônio Da Luz, nos revelou que a operação de combate a esse tipo de crime seria na próxima quinta-feira, 19, mas foi antecipada para esta terça diante dos últimos flagrantes. “Antes da lei vem a moralidade, é imoral o que estão fazendo, degradando a mata, locais que poderiam se tornar até uma praça, estão vazando lixo, entulho. É complicado isso pra gente, complicado pra população e hoje foi deflagrada uma operação envolvendo Serviços Públicos, Secretaria de Segurança e mais o Meio ambiente, tivemos um homem preso, tivemos o veículo aprendido e ele vai responder por crime ambiental”.

Da Luz fez ainda um alerta à população que o dono do lixo descartado irregularmente pode ser responsabilizado pelo crime de quem ele contratou para descartar seu rejeito. “Então é importante alertar a população que se for contratar alguém para tirar o entulho da sua casa, contrate uma empresa especializada e que vá vazar isso em local próprio, porque se for pego, a gente está procurando um meio até de responsabilizar essas pessoas que produziu esse entulho, pra ver se a gente consegue evitar isso pra trazer uma cidade melhor, com ambientes melhores. Foi deflagrada essa operação hoje e nós vamos continuar com isso”, pontuou Da Luz.

Problema que se repete

Recentemente a reportagem do jornal O Diário e Diário TV denunciou um lixão clandestino que se formava ao lado da UPA 24h, no Bom Retiro. Depois da denúncia, a prefeitura fez um trabalho de limpeza, porém no dia seguinte já era possível ver mais lixo sendo vazado no local, que deveria ter seu entorno o mais limpo possível pela saúde de quem procura atendimento naquela unidade de saúde.

Denuncie

Além de receber multa equivalente ao grau de dano ambiental causado, que pode variar de R$ 576,27 a R$ 28.163,85, o autor da infração teve o carro utilizado para o descarte irregular apreendido pela Guarda Municipal.   Denuncie descarte irregular. Fale com a ouvidoria pelo 162 ou pelo aplicativo eOuve.

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE