Luiz Bandeira
O governo municipal se aproxima de zerar o déficit de vagas na educação infantil com a inauguração nesta quinta-feira, 16, de mais uma creche no município – desta vez no bairro Granja Guarani. Trata-se de Creche Municipal Começando a Viver, agora confortavelmente instalada em um imóvel com mais de 650m² na Rua Arakem, número 150. Os alunos da unidade estavam sendo atendidos em sede temporária no Centro Social e Pastoral Santo Antônio, no Alto, alugado pela secretaria municipal de Educação. Problemas no prédio onde eram atendidas cerca de 90 crianças obrigaram a prefeitura a interditar a unidade de educação quando ela funcionava na Rua Flávio Bortoluzzi de Souza, 720, no mesmo bairro.
A equipe do jornal O Diário e Diário TV entrevistou o prefeito Vinicius Claussen quando ele chegava para a inauguração. “Pra gente é sempre uma grande alegria poder inaugurar uma nova unidade escolar. A Creche Começando a Viver passou por alguns momentos terríveis de uma unidade aqui também pertinho, da Granja Guarany onde nós tínhamos ali problemas estruturais, tivemos que interditar aquela unidade”, explicou o prefeito, que aproveitou para agradecer ao Padre Renato Gomes de Andrade, que disponibilizou um espaço provisório para que funcionasse a creche, no prédio do Centro Pastoral e Social, enquanto eram realizadas as obras de reforma da nova sede. “Quero agradecer também a paróquia de Santo Antônio que prontamente atendeu o nosso pedido de acolher essa comunidade no prédio que presta ali os serviços sociais, então quero agradecer aqui ao nosso querido padre da paróquia de Santo Antônio e toda a comunidade da paróquia, mas hoje é o dia de inaugurar a nova sede da Começando a Viver”.
Mais crianças
O prefeito apontou que na antiga creche eram atendidas cerca de 90 crianças e que agora com a nova creche será possível ampliar a atendimento às famílias da Granja Guarani e arredores. “Então hoje é o dia de entregar essa tão esperada unidade escolar, onde nós tivemos aqui o carinho junto a Secretaria de Obras, na figura do secretário Ricardinho, da nossa secretária de educação Satiele Santos e de toda a educação do município, fizemos uma obra com muito carinho, numa casa muito bem estruturada pra receber ali maternal, o jardim e também o berçário num turno de 8h da manhã até às quatro horas da tarde”, detalhou o prefeito.
Prédio antigo será reformado
A prefeitura trabalha agora na reforma do prédio antigo da creche Começando a Viver, onde funcionará outro seguimento da educação infantil, como revelou Vinicius Claussen. “A ideia é fazer essa continuidade, continuar a jornada da creche indo pro CMEI onde a gente pode acolher as famílias que vão começar aqui na Começando a Viver e dali oferecer as vagas pro pré I, pré II e o primeiro ano já do ciclo de alfabetização, fazendo com que os filhos da Granja Guarany fiquem pertinho de casa, com o acolhimento e com uma educação de muita qualidade”.
A secretária de educação Satiele Santos não escondeu o contentamento por mais uma inauguração de unidade escolar, sobretudo pelas dificuldades enfrentadas. “O sorriso está largo, ele mal cabe no rosto porque sim, mais uma importante entrega e cada entrega é especial por um motivo e aqui nós temos muitos motivos especiais. Passamos por algumas situações junto aos responsáveis, porque a antiga sede ficou interditada por conta de problemas estruturais e nós vencemos alguns desafios muito importantes junto à comunidade pra atender os nossos alunos e hoje nós estamos aqui inaugurando a nossa sede, sede própria que vai atender 100 alunos diminuindo aí, mais uma vez, o déficit de vagas na educação infantil”, comemorou a secretária de Educação, que lembrou ainda a importância de ampliar vagas em creches para a economia doméstica. “Nós estamos garantindo, pedagogicamente, aos alunos da educação infantil, um tratamento adequado na primeira infância e dando a oportunidade aos responsáveis, às mulheres, principalmente as mães, a irem para o mercado de trabalho e batalhar pelo seu futuro”.
Novas matrículas
A diretora da nova creche Começando a Viver, Karina Zaniboni, disse para a nossa reportagem que a equipe pedagógica e de apoio terá um acréscimo assim que novas matrículas forem confirmadas pela SME. “Atualmente a gente tem 37 funcionários, a equipe vai aumentar um pouco porque a gente vai receber um número maior de crianças do que a gente atendia anteriormente. Hoje eu tenho matriculadas cerca de 40 crianças, mas serão 102 atendidas no total, após a liberação das vagas por parte da secretaria de Educação. A gente teve um período de pré-matrícula, as pessoas se inscreveram e a secretaria vai fazer esse encaminhamento pra gente a partir do dia 27 de fevereiro”.
Karina explicou ainda como são distribuídas as vagas para a creche. “A prefeitura trabalha fazendo o sorteio de 50% das vagas e aloca as crianças e os outros 50% as crianças têm uma pontuação e de acordo com essa pontuação as vagas são oferecidas, existe uma lei municipal que regulamenta todo esse processo e a secretaria de Educação encaminha pra gente as crianças que vão estudar aqui”, pontuou.