Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Especialista do HSJ dá dicas para curar a ressaca

Hidratação e alimentação devem ser pensadas cuidadosamente

O carnaval é um período de festa e curtição. São idas aos blocos, praia, festas, reuniões com os amigos e com a família e, com isso, muitos acabaram exagerando no consumo de bebidas alcóolicas. E, no dia seguinte de tanta folia, aparece a famosa ressaca. Dores na cabeça, no corpo, no estômago, perda de apetite, náuseas, vômitos e diarreia: estes são os sintomas mais comuns da ressaca. As sensações são tão ruins que, neste momento, há até quem prometa que nunca mais vá beber. Diante disso, a clínica geral do Hospital São José, Giovanna Smolka, deu algumas dicas de como curar a ressaca e se recompor dos dias de folia. “A primeira coisa que a pessoa deve fazer é se hidratar bastante, principalmente enquanto estiver em jejum. A água e os isotônicos são as melhores opções para esse momento. Contudo, refrigerantes, sucos e chás também podem ser consumidos. O ideal é que, ao longo do dia, pelo menos três litros de água sejam ingeridos pelo folião”, explicou a médica.
A alimentação também deve ser pensada cuidadosamente neste tempo. Deve-se evitar, por exemplo, a ingestão de comidas gordurosas e frituras. Os carboidratos no café da manhã podem ser uma boa opção para dar energia. No decorrer do dia, comidas mais leves como frutas e hortaliças, que também possuem características diuréticas, devem ser consumidas. Alguns exemplos são: abacaxi, melão, alface, agrião e água de coco. “Para recuperar os danos feitos ao seu estômago e fígado, alguns chás e suplementos podem ajudar, tais como: chá de gengibre e boldo, complexo B, vitamina C e magnésio. Frutas vermelhas (morangos, ameixa, amora) também são ricas em flavonoide e fortalecem o nosso fígado e imunidade”, aconselhou Drª. Giovanna.
A médica ressalta que o descanso é outro aliado no processo pós ingestão de bebidas alcóolicas. Afinal, o corpo ainda está sofrendo com a intoxicação e necessita que seu nível de atenção seja reduzido. Também é importante evitar exercícios físicos pois o corpo ainda está desidratado e precisando da reposição de nutrientes. Por fim, a clínica geral esclarece que é muito importante beber com moderação! Afinal, a melhor forma de evitar a ressaca e seus desdobramentos é não cometer excessos quando o assunto é bebida alcóolica. “Lembre-se sempre de beber água entre uma dose e outra; alimente-se bem antes e depois; não fique com o estômago vazio enquanto beber; beba, em média, 4 horas antes de ir dormir; após a festa aposte na ingestão de frutas e doces para quebrar o efeito do álcool”, completou a doutora.

Tags

Compartilhe:

Edição 24/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeito teme invasão e vandalismo dos servidores em seu restaurante

Teresópolis: Ladrão furta armas e munições em residência no Golf

“Rolezinho”: 15 motos e três carros apreendidos em Teresópolis

Secretaria de Estado de Fazenda divulga valores venais para cálculo do IPVA 2025

Homem que tentou matar ex-companheira a facadas é preso em Petrópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE