Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fundação Cecierj abre as inscrições para a segunda edição da Olimpíada de Ciência e Arte

Iniciativa é voltada para estudantes de escolas municipais, estaduais, federais ou privadas de todo o RJ, do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental

A Fundação Cecierj abriu as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada de Ciência e Arte, ação pedagógica, cultural e recreativa no campo da divulgação científica – o evento é coordenado pelo órgão, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa é voltada para estudantes de escolas municipais, estaduais, federais ou privadas de todo o Estado do Rio de Janeiro, nos segmentos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O prazo é até 24 de abril.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo professor orientador, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível, exclusivamente, no site da Olimpíada: https://olimpiada.cecierj.edu.br/. O regulamentado está publicado em https://www.cecierj.edu.br/2023/03/01/vem-ai-a-ii-olimpiada-de-ciencia-arte-da-fundacao-cecierj/.

– É com muita alegria que realizamos a segunda edição da Olimpíada, que se tornou a primeira no Brasil a reunir, equitativamente, conteúdos de Ciências e Artes, visando estimular o interesse nessas áreas de conhecimento. Teremos trabalhos de excelência sendo apresentados, e a Fundação cumprirá seu papel de divulgação científica aos nossos estudantes – destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

Além da proposta de incentivar jovens talentos, o evento também é dirigido para professores, escolas e Secretarias de Educação. Por isso, a segunda edição da Olimpíada é aguardada com boas expectativas, tanto por alunos e professores das escolas das redes pública e privada quanto pela sua comissão organizadora:

– As expectativas são muito boas. É um projeto novo, que vem se consolidando pouco a pouco, e que conta com a parceria de docentes maravilhosos que se empenham e investem na educação de seus estudantes – disse a coordenadora Thelma Lopes.

Novo formato 

Outra novidade da II Olimpíada de Ciência e Arte é com relação ao formato. Se, no primeiro ano, o evento teve que ser adaptado de presencial para o ambiente virtual, por causa da pandemia, este ano a programação será realizada no formato híbrido com apresentação de trabalhos e cerimônia de premiação. 

Ancorada nos ideais olímpicos de amizade, excelência e respeito, a Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj está marcada como um evento de iniciação científica, que, em vez gerar competição entre os seus participantes, priorizou o espírito de cooperação.

Diferentemente das olimpíadas tradicionais, em que há uma competição individual, a Olimpíada de Ciência e Arte busca muito mais realçar as relações entre os campos de conhecimento Arte e Ciência do que mensurar os saberes resultantes dos estudos sobre eles.

Compartilhe:

Edição 01/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sine Teresópolis anuncia 235 vagas de emprego

Escola Municipal de Música de Teresópolis abre inscrição para 58 vagas

Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morre aos 73 anos

Concurso da Prefeitura: banca deve ser definida até o início de dezembro

Efeito Caramelo: sucesso de filme incentiva e impulsiona a adoção de cães

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE