Na última quinta-feira (13), a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresópolis, participou de um treinamento de resgate a vítimas com ferimentos de armas com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
A visita técnica aconteceu com o Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR), onde a equipe do SAMU pôde acompanhar a rotina do serviço de atendimento pré-hospitalar tático da PMERJ.
Neste acompanhamento, os profissionais que atuam em Teresópolis receberam aprendizado sobre táticas e protocolos para atendimento a ferimentos por diversos tipos de armas. Além disso, foi apresentado as melhores abordagens para o resgate em áreas de conflito armado com possíveis vítimas com grande perda de sangue e outros traumas.
De acordo com o coordenador do SAMU, Pablo Féo, a perda de sangue representa o maior desafio para qualquer atendimento pré-hospitalar. “Os ferimentos com arma branca são os maiores causadores de perda sanguínea e o registro desse tipo de ocorrência é mais comum do que se imagina”.