Marcello Medeiros
Fechado à visitação há cerca de três anos, hiato que teve início em consequência das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o camping do Vale dos Deuses, no núcleo de montanha do Parque Estadual dos Três Picos, foi reaberto no último fim de semana. Mesmo com a previsão de chuva, bom público aproveitou a oportunidade de acampar em uma das áreas naturais mais bonitas da Região Serrana, bastante afastada de localidades densamente ocupadas e onde a imersão na natureza é um presente àqueles que procuram esse tipo de espaço com o objetivo principal de relaxar, sentir um clima diferente e contemplar maravilhas impossíveis de se admirar nas zonas urbanas – como um céu densamente tomado pelas estrelas. Esse é o clima de “Salinas”, como também é conhecida essa região de Nova Friburgo, que justamente na parte alta, onde fica o camping, faz divisa com Teresópolis.
Graças à dedicação do pessoal do núcleo de montanha do PETP, a estrutura de apoio da área de camping foi reformada, como cozinha e banheiros, os brinquedos, bancos e mesas reformados e as trilhas têm sido mantidas capinadas e sinalizadas – bons motivos para visitar esse lugar, além, como citado do início de toda a beleza da parte alta dos Três Picos. Outra diferença nessa nova fase da área de camping é que agora é preciso preencher agendar a visitação através de uma ficha de cadastro disponibilizada nas redes sociais da unidade de conservação ambiental. São oferecidas 30 vagas para barracas diariamente. O objetivo é evitar superlotação, problemas na estrutura e impacto ambiental. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail camping.valedosdeuses@gmail.com
Respeito
Ao visitar ambientes naturais como o camping do Vale dos Deuses, lembre-se que se trata de um ambiente natural – portanto não deixe nada a não ser pegadas e não leve nada a não ser boas lembranças. Além disso, é preciso respeitar outros frequentadores do camping, evitando barulho depois das 22h, de maneira nenhuma utilizar caixas de som, em nenhum horário, e compartilhar educadamente área de cozinha e banheiros.
Baseado no camping do Vale dos Deuses é possível sair para caminhadas tranquilas, com a do Mirante da Caixa de Fósforos, uma um pouco mais exigente, como a Cabeça de Dragão, ou ainda a duríssima trilha que leva até os picos Menor e Médio, além, logicamente, não se esquecendo das dezenas de vias de escalada nas montanhas do entorno. Esse local pode ser acessado tanto por Friburgo, via Salinas, quanto por Teresópolis, pelos Frades. Na segunda opção, a trilha tem início na Fazenda Itatyba e são seis quilômetros até a área de camping.
Mais sobre o PETP
Recentemente o Parque Estadual dos Três Picos rendeu premiação às cidades de Nova Friburgo e de Cachoeiras de Macacu na categoria “Atrativo Natural” do Prêmio Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria de Destaques do Turismo 2022 – Troféu Professor Fernando Malta. Situadas na Região Serrana do Rio, os municípios têm parte de seus territórios inseridos na unidade de conservação, a maior do Estado do Rio, e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). “Esse prêmio vem para parabenizar a atitude assertiva que o órgão ambiental estadual teve ao criar o parque e também é fruto do empenho do órgão ao promover, por meio de políticas públicas, os cuidados e melhorias no parque com o objetivo de proporcionar ao visitante conforto e segurança”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque dos Três Picos, Rominique Schmidt.
Com 65.113,04 hectares de Mata Atlântica, o Parque Estadual dos Três Picos também abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim. A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim. A unidade de conservação foi criada com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção fluminense da Serra do Mar; integrar o corredor ecológico central da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro; preservar nascentes e recursos hídricos que abastecem cidades vizinhas além de preservar espécies de fauna do bioma.
Em Nova Friburgo, dentre os atrativos que o parque oferece está trilha Cabeça do Dragão localizada no Vale dos Deuses. Com nível de dificuldade leve, o percurso de ida e volta pode ser feito em cerca de 2h30. No trajeto, o visitante poderá observar o mirante natural para a Caixa de Fósforos Três Picos onde está situado o ponto mais alto da Serra do Mar. A trilha do Jequitibá, em Cachoeiras de Macacu é outro atrativo muito procurado pelos visitantes. Com nível de dificuldade leve, o trajeto tem 500 metros de extensão e passa por um riacho, uma caverna. O destaque desse percurso é a árvore Jequitibá, considerada o símbolo da cidade, que possui quase 40 metros e existe há pelo menos mil anos.