Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis Shopping completa 28 anos e anuncia novidades

Expansão prevê novas salas de cinema, parque infantil e promessa de lojas de grandes redes

Luiz Bandeira

O Teresópolis Shopping completou, no início deste mês de maio, 28 anos. Já consolidado como o shopping da cidade, lugar de encontros, lazer, serviços diversos e onde estão marcas consagradas e uma gastronomia que atende aos mais seletos paladares, o espaço é o mais frequentado do segmento no município. Nesse período, o Teresópolis Shopping não parou de crescer, passando por seis expansões. E agora está em execução um projeto de ampliação da área de convivência, compreendendo um parque com jogos, salão de festas e brinquedos infantis, além da modernização das atuais e construção de novas salas de cinema. Esta semana, o Superintendente do Teresópolis Shopping, Marcelo Santa Cecília, recebeu a equipe do jornal O Diário e Diário TV para falar sobre o atual momento do shopping e das novidades que estão por vir. “Uma data muito emblemática, estamos chegando agora quase aos trinta anos, o shopping passou por algumas expansões, a gente tem números muito interessantes de como cada vez mais ele faz parte da cidade, não só com relação a questão de ser um ponto de encontro, como também a questão de geração de empregos, número de lojas, pagamento de impostos, realmente a gente fica muito feliz em estar entregando à cidade o que a gente tem entregue nos últimos 28 anos”, comemora.

Os shoppings do Brasil iniciam 2023 com um resultado positivo, apresentando um crescimento de 15,2% nas vendas em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. O dado é apontado pelo Monitoramento de Mercado Abrasce – Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce), que também destaca que esse aumento nas vendas representou uma expansão de 0,6% em relação ao período pré-pandemia. No entanto a percepção é de uma retomada lenta que não acompanhou o aumento do custo da operação do setor. Marcelo Santa Cecília, no entanto, aponta que o Teresópolis Shopping se mantém imune à crise no setor. “A gente passou muito bem por essa crise, a gente pode dizer que houve uma crise, porque foram três meses que o shopping fechou efetivamente, depois foram muitos meses onde o shopping continuou funcionando, mas com muitas restrições, com rodízio de CPF, barreira de entrada na porta, nas lojas e a gente conseguiu sair muito bem dessa pandemia”. Marcelo disse ainda que nesse período apenas uma loja fechou, mas que logo outra foi aberta no espaço vago. “Hoje em dia o shopping tem uma vacância desprezível, de duas lojas, tem uma inadimplência muito baixa também no final do mês, esses são indicadores que mostram que de fato a gente passou muito bem e a gente já está com números hoje em dia, superiores aos de 2019, que na verdade é o grande referencial. O Shopping está muito bem, estamos trabalhando bastante, temos uma equipe espetacular aqui dentro trabalhando e eu posso dizer que a gente está meio que imune mesmo. A gente conhece outros shoppings, de outros grupos e tem muita gente ainda apanhando, tentando se recuperar e a gente já está num outro momento”, comemora Santa Cecília.

Marcelo Santa Cecília, Superintendente do Teresópolis Shopping, garantiu que um parque infantil e novas salas de cinema vão integrar o mix do espaço comercial

Novo mercado
Marcelo destacou ainda que o Teresópolis Shopping está atento às tendências comerciais atuais e que vem constantemente se ajustando para atender seu público. “Cada vez mais os shoppings estão indo para um caminho de entender que o comercio online veio para ficar, não adianta a gente brigar, a gente tem que entender e chamar para dançar, é isso né? Se adaptar a isso. Com isso, cada vez mais alguns seguimentos, que antes não eram tão relevantes assim, passam a ser. A gente pode falar de gastronomia, a gente pode falar de lazer, a gente pode falar de serviços, então a gente está muito atento a isso”, disse. O Superintendente revelou ainda que novidades estão chegando ainda neste mês. “A gente já havia no ano passado desmobilizado a operação da Casa & Vídeo, porque era a segunda operação dela na cidade, não tinha nenhum diferencial pro shopping e a gente fechou um contrato com um parque infantil que vai estar inaugurando provavelmente daqui a uma semana, ou dez dias, aonde era a Casa & Vídeo, já antecipando todo esse movimento de mudança de mix, então ali vai ser um parque infantil com casa de festas, vai ter uma operação de alimentação interna, com uma pizzaria, então eu acho que vai ser mais um presente pra cidade também, vai ser mais um ponto de encontro também pra cidade”.

Mais salas de cinema
O Cine Show também passará por reformulação, afirmou Marcelo. “No que diz respeito a outro seguimento, lazer e tal, já há muitos anos a gente tenta viabilizar a expansão das salas de cinema. É um operador muito forte aqui na nossa região, ele inaugurou agora a sala de cinema do município vizinho, Petrópolis, cinco salas de muito boa qualidade é o que ele pretende fazer aqui também. Então temos alguns estudos pra fazer, tem a possibilidade de inclusive pra essa área do quarto piso, temos outras possibilidades também de nós termos pelo menos mais uma ou duas salas de cinema novas aqui na cidade e também a remodelação e modernização das salas atuais, e Teresópolis precisa também de novas salas de cinema, novas e melhores salas de cinema”, garantiu Santa Cecília. O setor de serviços passou a ganhar mais destaque no Teresópolis Shopping, “já temos salão masculino, salão feminino, espaço laser, boto-clínica, livraria, enfim a gente trabalhou muito isso e a gente pretende trabalhar mais também, em breve a gente vai ter boas novidades para cá”, prevê.

Em breve será inaugurado no Teresópolis Shopping um parque com salão de festas, pizzaria, brinquedos e jogos infantis

Redes famosas
Sempre que se fala em expansão do Teresópolis Shopping, especula-se a vinda de marcas conhecidas que ainda não chegaram à Teresópolis, como o Burguer King, por exemplo. “Há essa possibilidade, são nomes que a gente já conversa há muitos anos, nomes que inevitavelmente, em algum momento vão vir para cá, eu não tenho a menor dúvida disso, temos outros seguimentos também, a gente entende que nesse segmento de alimentação é uma área que a gente pretende investir cada vez mais, não só com operações mais de fast foods, mas também com operações de restaurantes que acabam trazendo um outro público, em outros momentos também. Temos negociações como essas, mas com outros nomes também, a imaginação de cada um vai estar pensando em vários nomes, agora a gente sabe que caberia perfeitamente aqui uma Strackhouse, um bom Japonês, enfim uma boa cervejaria, nós temos vários nomes bacanas, locais e nacionais para que a gente possa completar o nosso mix e tornar o Teresópolis Shopping cada vez mais completo para população”, pontuou o Superintendente.

Passagem polêmica
Uma questão causou polêmica e alguns vereadores, interessados em observar o direito público, questionaram a utilização da passarela construída para ligar um dos pontos do Shopping separados pela Rua Edmundo Bittencourt, para um espaço de convivência. A alegação dos vereadores é que o espaço não pode ser utilizado como vem sendo. O Superintendente, no entanto, afirma que não vê irregularidades na atual operação do espaço. “Todo esse acordo foi feito há alguns anos, mas quando foi atualizado, utilizando o espaço da passarela, que é um espaço aéreo, que é um espaço público, como contrapartida celebramos a adoção da Praça da Barra, (Praça Maria Corina Paim Turl), que nós adotamos durante vários anos, e no ano passado, pelo fato da Praça de Santa Tereza, (Praça Baltazar da Silveira), ser mais aderente ao shopping, mais próxima e ter muito mais visibilidade para o público consumidor e para o próprio turista também, nós adotamos a Praça de Santa Tereza recentemente. Então essa foi a contrapartida para construção do espaço. E para gente, foi uma solução muito simples, quer dizer, a passarela foi construída para ligar um ponto ao outro, um ponto que já existe hoje em dia, que é a praça de alimentação e que vai ser ligada à sexta expansão do shopping que a gente está desenhando ainda comercialmente, são negociações longas porque são players relevantes no mercado como um todo e que a gente está aguardando esse acordo comercial pra iniciar a construção ali. Então a passarela foi construída com esse objetivo de ligar um ponto ao outro e enquanto essa área não é construída, enquanto não existe esse desfecho comercial, a gente está utilizando como um espaço de convivência, não existe nenhuma operação comercial ali, ao contrário do que é falado com relação a isso, que a gente só está utilizando a área como um espaço de convivência a mais no nosso shopping para a comodidade do nosso público”, resumiu Santa Cecília.


Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE