Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) apreenderam, na madrugada desta sexta-feira (19/5), oito balões de diferentes tamanhos e outros materiais (bandeira e estrutura metálica) após denúncia relatando possível soltura de balões no bairro Porto Novo, no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Não houve prisões.
Neste sábado balões também foram vistos em Teresópolis e região.
A equipe policial do CPAm foi ao local e encontrou os oito balões (um balão de 15 metros, dois balões de oito metros e cinco balões de seis metros), além das demais apreensões. A ocorrência foi encaminhada para registro na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
De acordo com a legislação brasileira, são proibidos em território nacional a fabricação, venda, transporte e a soltura de balões que possam provocar incêndios em florestas, cidades ou qualquer tipo de assentamento humano. A pena para esse crime é de detenção de um a três anos ou multa.
POLÍCIA ESTOURA FESTIVAL DE BALÕES COM CERCA DE 2 MIL PESSOAS EM MAGÉ
Policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) apreenderam na manhã desde domingo (21) um balão com cerca de 50 metros de comprimento e uma bandeira com 100 metros, durante um festival de balões que acontecia em Magé, na baixada fluminense. Os agentes chegaram ao local ainda na madrugada, após terem recebido denúncia encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre a realização do festival.
Munidos com a denúncia, os agentes planejaram uma grande ação e, assim que chegaram ao Suruí, próximo a pista de aeromodelo, observaram a existência de um grande público de pessoas. Ao perceberem a chegada dos policiais do CPAm, houve correria e alguns dos líderes fugiram de barco, por dentro do mangue e pela mata. Além do balão e da bandeira, foram ainda apreendidos 100 quilos de bucha, dois botijões de gás, um pandero (adereço) de dois metros, uma boca de balão com quatro metros de diâmetro e cordas para amarração. Ainda segundo os militares, nada de ilícito foi encontrado com parte das pessoas que foram abordadas durante o evento. Todo o material apreendido está sendo encaminhado à delegacia.
Em outra ação, equipes do CPAm que faziam patrulhamento marítimo apreenderam outro balão que caia na Baia de Guanabara, próximo ao Aeroporto Santos Dumont.
Cabe ressaltar que em abril, o programa Linha Verde lançou a 25ª edição da “Campanha Disque Balão”, reforçando a importância de se denunciar essa prática criminosa. Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente