A Seleção Brasileira enfrentará o Chile, no dia 2 de julho, em último amistoso antes da disputa da Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália Nova Zelândia 2023. A despedida das Guerreiras do Brasil em solo nacional será na Arena BRB Mané Garrincha , em Brasília (DF), às 10h30. O amistoso será o sexto da Seleção Brasileira em 2023 antes da disputa do Mundial. Em fevereiro, a Canarinho disputou o Torneio She Believes e enfrentou as seleções dos Estados Unidos, Canadá e Japão. Em abril, o Brasil encarou a Inglaterra, na Finalíssima Feminina, e a Alemanha. Este será o último ato da Seleção Brasileira antes do embarque para a Austrália. Antes do duelo, a Canarinho fará dois períodos de treinamentos no Brasil com atletas que atuam na Europa e já encerraram a temporada pelos seus clubes. Entre os dias 07 a 15 de junho, o grupo terá uma temporada de treinos físicos no Rio de Janeiro, já nos dias 19 a 25, atividades na Granja Comary, em Teresópolis.
Esta é a primeira vez que a Copa do Mundo será realizada em dois países diferentes: Austrália e Nova Zelândia. A competição terá início no dia 20 de julho e a grande final no 20 de agosto. Será a primeira vez que o Mundial contará com a presença de 32 países, diferente das outras edições em que apenas 24 equipes participaram. Ao todo, serão 64 jogos disputados em nove cidades-sede, cinco australianas e quatro neozelandesa.
O Brasil está no Grupo F, ao lado de Panamá, França e Jamaica. A Canarinho estreia no dia 24 de julho contra o Panamá, em Adelaide (AUS). Depois enfrenta a França no dia 29, em Brisbane (AUS), e encerra sua participação na fase de grupos no dia 2 de agosto contra a Jamaica, em Melbourne (AUS). A jornada das Guerreiras do Brasil também conta com processo de renovação nos últimos anos. Desde que assumiu o comando da Canarinho em 2019, a técnica Pia Sundhage tem convocado uma série de novos talentos para a equipe. Em quase quatro anos, foram 92 jogadoras convocadas, destas, 33 atuaram pela primeira vez na equipe principal.
Ramon Menezes convocará Seleção masculina
O técnico Ramon Menezes convocará nesse domingo, 28, às 11h30, na sede da CBF, os jogadores que disputarão pela Seleção principal dois amistosos em junho – contra Guiné, dia 17, em Barcelona, e Senegal, dia 20, em Lisboa. Nesta sexta-feira, 26, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, depois de confirmar Ramon novamente como interino da Seleção principal, disse que a entidade continua trabalhando com o objetivo de definir o novo técnico da equipe. Ramon Menezes virá da Argentina para divulgar a relação dos convocados após o jogo da Seleção Sub-20 contra a Nigéria, pela fase de grupos da Copa do Mundo da categoria. Ramon já teve uma experiência como técnico interino da Seleção principal: na partida com Marrocos, em 25 de março.
AGENDA DE JOGOS DAS GUERREIRAS DO BRASIL
- BRASIL X PANAMÁ
Data: 24 de julho (segunda-feira), 8h
Local: Estádio Hindmarsh, Adelaide (AUS) - BRASIL X FRANÇA
Data: 29 de julho (sábado), 7h
Local: Estádio de Brisbane, Brisbane (AUS) - BRASIL X JAMAICA
Data: 2 de agosto (quarta-feira), 7h
Local: Estádio Retangular de Melbourne, Melbourne (AUS)