Luiz Bandeira
Referência na produção agrícola, Teresópolis é rica em cores e sabores nas centenas de lavouras localizadas no Segundo e Terceiro Distritos do município – e em alguns casos até em trechos da zona urbana. Tamanha riqueza saiu dos campos para as mesas dos teresopolitanos há muito tempo e, este ano, também ganhou destaque nos melhores restaurantes do município graças ao “Festival Origens”, realizado pelo Polo Gastronômico de Teresópolis com o objetivo de valorizar o homem do campo e tantas variedades cultivadas nas nossas terras. O Festival Origens destaca a relevância da cidade como fornecedor de alimentos, afinal temos mais de 4.879 produtores rurais, com uma produção de 160.707 toneladas por ano e faturamento superior a 178,5 milhões de reais, de acordo com o Relatório de Acompanhamento Sistemático da Produção Agrícola da Emater-Rio em 2020. “O Festival Origens se desenrola fazendo um elo que leva o consumidor diretamente do campo à mesa. Trazer os insumos tão valorizados, uma vez que a cidade abastece 90% da demanda do estado do Rio, e tão frescos, diretamente à mesa, com pratos que estão bem elaborados pelos chefes, traz a percepção de frescor para o consumidor que está experimentando cada uma dessas criações”, destaca Vânia Baddini, Presidente do Polo Gastronômico durante caravana que levou os chefes até os produtores rurais.
Nessa sexta-feira, 26, a equipe de reportagem do jornal O Diário e Diário TV esteve no Restaurante Sinhá, na Rua Carmela Dutra, em Agriões, um dos integrantes do Polo Gastronômico de Teresópolis e participante do Festival Origens, para conhecer e provar uma das delícias que são destaque deste festival gastronômico. Aproveitamos para conversar com o representante do Polo Gastronômico, João Pedro Baddini, para entender como surgiu a ideia de homenagear o produtor agrícola do município. “O Festival Origens está na incubadora há muito tempo já, se não me engano desde 2017. Ele foi idealizado para trazer, de fato, esse pertencimento, esse orgulho da nossa cidade ser o grande produtor de hortaliças e ser a grande distribuidora tanto para cidade quanto para o estado do Rio de Janeiro, Teresópolis é responsável por abastecer mais de 90% do Estado e é a maior produtora de folhosas, então o Polo Gastronômico quis trazer esse pertencimento, trazer esse orgulho junto com a nossa gastronomia”, destaca João Pedro, que revelou o interesse dos restaurantes nos produtos locais. “Nós temos excelentes restaurantes na nossa cidade, então é um festival muito aguardado, todos os restaurantes participantes estão muito satisfeitos em poder trabalhar com os produtos daqui e de fato mais ainda engrandecer os produtores da nossa cidade”, avalia o representante do Polo Gastronômico de Teresópolis.
A proprietária do Restaurante Sinhá, Ariane Oliveira, reforçou que seu cardápio está repleto de produtos da agricultura familiar de Teresópolis. “A gente prioriza sempre a agricultura familiar, a produção agricultura de Teresópolis é muito próspera e não tem porque a gente trazer esse produto de fora, a gente valoriza muito os produtos de Teresópolis e no nosso cardápio sempre tem, toda a parte de folhagem, verdura e alguns legumes da região. A gente trabalha também com os produtos da temporada, então a gente prioriza o que é produzido naquela temporada utilizando alguns produtos até orgânicos. A gente está muito junto ao produtor, é uma parceria produtor Sinhá, Sinhá e produtor, é realmente uma conexão muito bacana que a gente tem já a bastante tempo”, disse Ariane.
O restaurante Sinhá oferece já há algum tempo um delicioso petisco que é produzido com produtos produzidos em Teresópolis e que é um dos destaques do seu cardápio, é o bolinho de banana da terra, recheado com carne seca desfiada, servido com uma maionese de coentro. Ariane apresentou essa delícia à nossa equipe. “O bolinho de banana da terra a gente criou exatamente porque a gente tem o purê de banana da terra que é muito tradicional no Sinhá e ele é um bolinho que realmente faz um grande sucesso aqui e a maionese de coentro é totalmente diferente porque é de um coentro que dá muito maios sabor, você usa bem pouquinho, ele tem um aroma diferente e é maravilhoso, fica uma combinação gostosa”, pontuou.
O Festival Origens conta com o patrocínio do jornal O Diário e Diário TV, além do Granja Comary Loft, Abrasel, Brand e Teresópolis Água Mineral. Apoio da Prefeitura Municipal de Teresópolis, Teresópolis Convention e Visitor Bureau e Arosa.