Estão abertas as inscrições para o curso “Elaboração de Trilhas Interpretativas”, a ser oferecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O curso integra o Educa+, uma iniciativa recém lançada pelo MMA, juntamente a um pacote de cursos e palestras voltados à educação ambiental. Os interessados poderão realizar as inscrições no período entre 22 de março a 16 de abril de 2021 pela própria plataforma Educa+. O objetivo do curso é orientar sobre elementos essenciais para a elaboração de uma estratégia pedagógica de educação ambiental em trilhas ecológicas pelo país. Por meio de recursos teóricos e práticos, os profissionais serão orientados para integrar o público ao meio ambiente nas trilhas.
A promoção de ações pedagógicas associadas ao lazer e turismo valorizam o patrimônio natural do País, enriquecendo os serviços nos parques nacionais, aumentando a visitação e, assim, atraindo mais recursos para a proteção do meio ambiente. Além disso, essa linha de trabalho ainda tem o potencial de difundir informações sobre meio ambiente e ampliar a educação ambiental voltada a ambientes naturais. O conteúdo do curso será ministrado na plataforma do Educa+ 100% gratuita e 100% digital. As inscrições podem ser feitas pelo portal ead.mma.gov.br, na aba “Nossos cursos”. É uma iniciativa do MMA para disponibilização de cursos e palestras voltados à educação ambiental. Os conteúdos serão disponibilizados abertamente para o público em plataformas gratuitas e digitais, no site e canais oficiais do MMA.
Três parques
Privilegiado pela natureza, Teresópolis é um município cercado pela Mata Atlântica e belezas cênicas cobiçadas por gente do mundo inteiro. E, para proteger ambientes únicos, estão três unidades de conservação ambiental. Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é mais antigo e conhecido deles, principalmente pelo fato de proteger, entre outros, o Dedo de Deus. De 2002, o Parque Estadual dos Três Picos é responsável pela continuidade da vida de espécies vegetais e animais por uma longa extensão em Teresópolis. Só para se ter uma ideia do seu tamanho, essa unidade vai das proximidades com o Soberbo (Pedra do Elefante) até a divisa com Nova Friburgo, portanto protegendo grandes áreas em toda a extensão direita da RJ-130, sentido município vizinho. Mais novo, mas não menos importante, está o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que tem como símbolo a Pedra da Tartaruga e hoje, além desse núcleo, tem feito grandes investimentos na localidade de Santa Rita, no Segundo Distrito. O PNMMT foi criado em 06 de julho de 2009, pelo então prefeito Jorge Mario Sedlacek.