Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Estadual dos Três Picos registra a primeira geada da temporada

Núcleo de montanha da unidade de conservação ambiental amanheceu “branquinho e congelado”

Marcello Medeiros

O inverno só começa no próximo dia 21, mas o outono já tem apresentado as características da estação mais gelada do ano. Nesta segunda-feira, 05, os termômetros marcaram cinco graus nos bairros do Alto e Comary nas primeiras horas da manhã. E, nas regiões montanhosas, os dias têm sido ainda mais “congelantes”. No domingo, por exemplo, o Parque Estadual dos Três Picos registrou a primeira geada da estação no seu núcleo de montanha no Vale dos Deuses, região onde ficam as formações rochosas que dão nome à unidade de conservação ambiental, em Nova Friburgo, e divisa com o Vale dos Frades, em Teresópolis. Nas redes sociais, o PETP divulgou os registros feitos em Salinas por Victor Camillo e Marcos Schuenck mostrando o gramado da área de camping e entorno totalmente esbranquiçado pela fina camada de gelo nas plantas, com a mesma situação registrada nas mesas e outras estruturas de apoio ao visitante. “Alô acampantes, vocês estão preparados?”, brincou a direção do parque nas suas redes sociais. O Três Picos, aliás, completou 21 anos de criação nesta segunda-feira. Não foi divulgada a temperatura registrada.

Mesma situação foi registrada nas mesas e outras estruturas de apoio ao visitante. “Alô acampantes, vocês estão preparados?”, brincou a direção do parque nas suas redes sociais – Divulgação PETP/ @victorhcamillo e @marquinschuenck


Fechado à visitação há cerca de três anos, em consequência das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o camping do Vale dos Deuses foi reaberto no mês passado. Graças à dedicação do pessoal do núcleo de montanha do PETP, a estrutura de apoio da área de camping foi reformada, como cozinha e banheiros, os brinquedos, bancos e mesas reformados e as trilhas têm sido mantidas capinadas e sinalizadas – bons motivos para visitar esse lugar, além, como citado do início de toda a beleza da parte alta dos Três Picos. Outra diferença nessa nova fase da área de camping é que agora é preciso preencher agendar a visitação através de uma ficha de cadastro disponibilizada nas redes sociais da unidade de conservação ambiental. São oferecidas 30 vagas para barracas diariamente. O objetivo é evitar superlotação, problemas na estrutura e impacto ambiental. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail camping.valedosdeuses@gmail.com
Baseado no camping do Vale dos Deuses é possível sair para caminhadas tranquilas, com a do Mirante da Caixa de Fósforos, uma um pouco mais exigente, como a Cabeça de Dragão, ou ainda a duríssima trilha que leva até os picos Menor e Médio, além, logicamente, não se esquecendo das dezenas de vias de escalada nas montanhas do entorno. Esse local pode ser acessado tanto por Friburgo, via Salinas, quanto por Teresópolis, pelos Frades. Na segunda opção, a trilha tem início na Fazenda Itatyba e são seis quilômetros até a área de camping.

Visite, respeite
Ao visitar ambientes naturais como o camping do Vale dos Deuses, lembre-se que se trata de um ambiente natural – portanto não deixe nada a não ser pegadas e não leve nada a não ser boas lembranças. Além disso, é preciso respeitar outros frequentadores do camping, evitando barulho depois das 22h, de maneira nenhuma utilizar caixas de som, em nenhum horário, e compartilhar educadamente área de cozinha e banheiros.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE