A Prefeitura de Teresópolis, através da secretaria municipal de Agricultura, Desenvolvimento e Abastecimento Rural, deu início, nesta segunda-feira, 05, ao projeto “Agro Kids Tour”. A iniciativa visa apresentar para as crianças e jovens a importância da origem e cultivo de alimentos, com o intuito de estimular o sentimento de admiração pela comida e agricultores. Os primeiros contemplados foram os alunos da EMOT Cônego José, localizada em Andradas, no Segundo Distrito do município. O secretário de Agricultura, Tenente Jaime Medeiros, destaca que “quando se promove um relacionamento entre a criança, a comida e a produção de alimentos aumentam as chances de ensiná-los como estarem comprometidos aos cuidados com o meio ambiente e a saúde, desenvolvendo hábitos que vão servir para uma vida mais plena no futuro.”
Durante o passeio, as crianças conheceram as belezas e riquezas que o nosso interior possui, visitando o laboratório de solos da Secretaria, a bonita Cachoeira dos Frades, a Fazenda Vale das Palmeiras e encerram o passeio tomando sorvete na fábrica da Sloop. Com direito a piquenique, os pequenos adoraram e se divertiram muito.”O projeto também visa estimular os jovens (filhos de agricultores), a permanecerem no campo, uma vez que eles têm demonstrado cada vez menos interesse em continuar no meio rural, e dar sequências nas atividades agrícolas desenvolvidas pelos pais. Esse estímulo será dado com algumas vivências técnicas que ocorrerão durante o tour.”, concluiu o Tenente Jaime.
O passeio é divido em diversas atividades, tais como: visita técnica ao laboratório de análise de solos da Secretaria Municipal de Agricultura, para mostrar a importância de conhecer a fertilidade do solo e aumentar a produtividade no campo, visita em propriedades que realizam práticas de cultivo orgânico e que também buscam melhorias e inovações nos seus processos de produção através do beneficiamento de produtos ou práticas de produção agrícolas sustentáveis e por último, fomentar o turismo rural, incentivar a venda dos produtos agrícolas dentro da propriedade produtora com a emissão da nota fiscal eletrônica para proporcionar maior visibilidade ao produtor. O projeto tem apoio ainda das secretarias de Turismo e Educação do município.
O projeto é secretaria municipal de Agricultura, Desenvolvimento e Abastecimento Rural e tem apoio ainda do Turismo e Educação