Luiz Bandeira
Depois de ter rescindido unilateralmente os contratos firmados com a empresa Econstrur, para reforma de quadras esportivas em sete praças do município, além da interminável reforma da escola Maçon Lino Oroña Lema, a secretaria de Obras e Serviços Públicos começou, nesta quarta-feira, 07, a assumir os trabalhos para a conclusão das reformas das quadras, além de ter iniciado também o processo licitatório para a retomada da obra de reforma da unidade de educação, como detalhou, em entrevista exclusiva ao Diário de Teresópolis, o secretário Davi Serafim. Ele garantiu que antes da rescisão do contrato com a Econstrur, a prefeitura já vinha fiscalizando e notificando a empresa por diversas vezes até chegar ao limite de cancelar o contrato firmado.
“Coincidentemente isso foi feito agora quando assumimos a secretaria de Obras, logo depois saiu essa notificação da Procuradoria, mas vale ressaltar o trabalho dos colegas Luiz Cláudio, secretário de Fiscalização de Obras e do Ricardo Junior, então secretário de Obras Públicas. Quando houve a unificação das secretarias, logo após houve a publicação do trabalho que eles já estavam realizando”, destacou Davi Serafim, que detalhou como o governo municipal vai atuar sem a empresa contratada. “O prefeito determinou que a secretaria de Obras e Serviços Públicos assuma a conclusão da obra da quadra da Beira-Linha, onde falta pouca coisa a ser feita, a prefeitura tem condições de terminar e a de Pimenteiras também. A gente vai finalizar o quanto antes para devolver as quadras à população. Infelizmente isso não foi feito antes devido aos trâmites legais, houve necessidade de aguardar o momento certo”, frisou.
Beira-Linha e Pimenteiras
A empreiteira responsável pelas obras chegou a concluir a maioria das reformas das quadras, porém ao paralisar as atividades deixou além de obras paradas, muitos detritos que ofereciam riscos aos moradores que acessavam os espaços livremente, caso por exemplo, da quadra da Beira-Linha onde, nesta quarta pela manhã, uma equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos trabalhou na recuperação e limpeza do espaço público. “A gente já entrou com uma equipe na Beira-Linha, já estamos preparando tudo para devolver à população. Peço a comunidade que nos ajude, pois, uma coisa que atrapalhou a conclusão da reforma dessa quadra, foi a questão da pintura, já que o pessoal estava invadindo a quadra para jogar bola, usando a quadra antes de estar pronta. Nós vamos agir de uma forma diferente, vamos limpar, preparar e no momento da pintura eu vou pedir ao secretário de Segurança Pública, Marco Antônio Da Luz, que coloque uma guarnição lá para impedir a entrada até que a quadra seja realmente entregue”, afirmou o secretário.
A quadra de Pimenteiras, na Praça Jorge Roberto Lack, também será concluída pela prefeitura, garantiu Davi Serafim. “Ali a gente também vai concluir a obra, a gente já tem o concreto licitado para o nosso trabalho rotineiro. A gente vai finalizar essa obra da quadra de Pimenteiras também”.
Escola abandonada
Ainda segundo Davi Serafim “as obras de reforma da escola municipal Maçon Lino Oroña Lema, no entanto, passarão por novo processo de licitação”. Esse será o trâmite necessário para a conclusão da obra que se arrasta por cinco anos. Davi Serafim afirmou ainda que o governo já trabalha para agilizar essa nova licitação e devolver o prédio público para utilização da secretaria de Educação.
Luiz Bandeira e Rodrigo Medeiros
Zreforma_pracas1 LB
Zreforma_pracas2 LB
Como havia muito lixo para ser retirado do equipamento esportivo na Beira-Linha, espaço ainda não está liberado para a comunidade e tapumes ainda cercam a quadra
Zreforma_pracas3 LB
Alheias aos problemas de conclusão da reforma, crianças se divertem jogando bola na quadra da Beira-Linha
Zrefroma_pracas4 ou 5 LB
Reforma 6
As obras de reforma da escola municipal Maçon Lino Oroña Lema, no entanto, passarão por novo processo de licitação