Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hoje é dia de Santo Antônio, um dos três santos padroeiros de Teresópolis

Também é feriado municipal no dia de Santa Teresa, 15 de outubro, e de Santo Izidro, 6 de julho

Padroeiro de Teresópolis desde a Freguesia de “Santo Antônio do Paquequer”, surgida em 1855 nas terras da fazenda de Santa Ana do Paquequer, Fernando Antônio de Bulhões, o santo mundialmente conhecido por interceder por quem quer encontrar o amor da vida ou para resolver conflitos com a pessoa amada é o padroeiro do município, que desde a criação da paróquia da Várzea, em 1940, tem também Teresa de Ávila como padroeira.

Longe de ser motivo de descontentamentos entre os católicos, o fato do município ter dois padroeiros chegou a gerar confusão, mas entre empregados e comerciantes, quando se respeitava só uma data, até que foi pacificada a questão, e as duas datas passaram a ser tidas como feriados municipais.

Além de Santo Antônio e Santa Teresa, padroeiros do Alto e da Várzea, e de Teresópolis inteira, um outro santo também é considerado padroeiro no município, Santo Izidro, o patrono dos trabalhadores e lavradores, desde 1962, reservado ao pouco cultuado santo católico o feriado de aniversário do município.

“O dia 6 de Julho, aniversário do Município de Teresópolis, será considerado feriado municipal, dia santificado em homenagem a Sto. Isidro, patrono dos Trabalhadores e Lavradores. Entra a presente lei em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário”, diz a Lei Municipal nº 412, de 26 de maio de 1962, assinada pelo prefeito Omar Duarte Magalhães, que governou o município entre 31 de março de 1959 e 30 de janeiro de 1963.

Isidro, ou Isidoro, o Lavrador, patrono também da sua cidade natal, Madrid, na Espanha, foi canonizado em 1622 pelo papa Gregório XV, e sua festa é celebrada no dia 15 de Maio. E, Teresa de Avila, conhecida como Santa Teresa de Jesus, viveu entre 1515 e 1582, nascida Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada, tornando-se uma freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa e espiritual e por sua atuação durante a Contrarreforma.

Santo Antonio, o homenageado de hoje, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exército de Dom Afonso e de Tereza Taveira, tendo sido a sua formação inicial feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido. O milagreiro morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua.

Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. É o Santo dos milagres. Fez muitos ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados. Redigiu os Sermões, tratados sobre a quaresma e os evangelhos, que estão impressos em dois grandes volumes de sua obra.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE