Wanderley Peres
Faltando uma semana para o mês de julho, a Prefeitura não informou ainda o calendário de atividades do aniversário do município. Não sobre as inaugurações, porque ao contrário dos governos passados, quando o mês era de inaugurações diárias, a atual gestão não tem nada para mostrar, nem mesmo as obras do estado, de reforma da Rodoviária e da Feirinha, que seriam para agora e estão tão enroladas quanto as reformas das quadras das praças e das escolas, algumas fechadas há quatro anos já. A prefeitura ainda não sabe dizer mesmo é se terá ou não desfile pelo aniversário da cidade. Embora os diretores das escolas municipais já tenham sido informados pelo Departamento de Educação que não haverá desfile, o governo diz que está decidindo ainda. Na Câmara, onde o bastidor da administração municipal repercute, o cancelamento do desfile seria para evitar manifestações dos descontentes com a venda da água e, ainda, porque teria havido sequestro dos precatórios nas contas da Prefeitura. Ao DIÁRIO, a assessoria de imprensa prometeu uma posição “assim que for decidido o assunto do desfile”.
Se o governo não sabe do desfile e os vereadores também não, segundo a Educação é certo que não vai ter manifestação, de alunos, no Parque Regadas esse ano. Apontando para “circunstâncias imprevistas”, o Departamento de Educação publicou comunicado aos diretores de escolas informando que a comemoração dos 132 anos de Teresópolis não acontecerá no formato do desfile cívico em 2023. “Tomamos a decisão de substituir o desfile, que é uma tradição importante para a nossa comunidade devido a circunstâncias imprevistas, considerando que modificar o formato do evento é a medida mais adequada no momento. Estamos cientes do esforço e dedicação de todos os participantes e instituições envolvidas na preparação do desfile cívico, valorizamos e agradecemos imensamente o trabalho de cada um”, escreveu, salientando que as unidades escolares deverão realizar atividades internas ou externas, cumprindo nosso dia letivo. “Para a realização de atividades externas, solicitamos que enviem aos setores de Frota e Educação Alimentar, com antecedência, a programação para otimizar a logística, com a disponibilidade do transporte e alimentação”, decidiu.
O Departamento de Educação sugere ainda atividades internas para as escolas, que poderão promover shows de talentos, realizar exposição de trabalhos manuais típicos da localidade; declamação de poemas pelos alunos ou com poetas locais; exposição de murais em comemoração ao aniversário da cidade para as turmas sobre atrativos da comunidade;
Promover a valorização das artes, cultura e culinária, e dos pontos turísticos da região. Os alunos poderão ainda escrever cartas para a cidade parabenizando pelo seu aniversário, e “caso esse trabalho seja realizado, as cartas podem ser enviadas a SME, para compartilhamento nas redes sociais”. As direções das escolas podem, ainda, convidar os membros da comunidade para contação de histórias locais e otimizar as atividades que a escola já realiza no semestre do mês de aniversário do município.