O Gabinete de Crise, criado e instalado pelo prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, realizou a sua primeira reunião na noite de terça-feira (27). Estiveram presentes os seguintes representantes: secretários de Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Educação, Saúde, Procuradoria Geral, Defesa Civil, Segurança Pública, Governo, Desenvolvimento Social e Assessoria de Comunicação.
Seguem as informações sobre os trabalhos realizados hoje no combate ao incêndio no aterro do Fischer:
SOBRE O TRABALHO DE COMBATE AO FOGO
- Pela manhã foram finalizados os trabalhos de construção do acesso ao foco principal, facilitando o despejo de terra no incêndio e permitindo que o trabalho siga em ritmo acelerado.
- O Corpo de Bombeiros está resfriando a área do incêndio e seu entorno para evitar a propagação do fogo.
- Já foram despejados mais de 500 caminhões de terra na construção do acesso ao foco do incêndio e seu abafamento. Ressalta-se que a Secretaria do Meio Ambiente suspendeu todas as licenças particulares de aterramento para destinação do material no aterro sanitário.
- As equipes das secretarias de meio ambiente, do corpo de bombeiros e de obras e serviços públicos permanecerão no aterro durante toda a noite monitorando a situação.
- O trabalho de combate será retomado logo no início da manhã, seguindo as orientações de segurança do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
SOBRE AS AULAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
- Nesta terça-feira, pela manhã, 14 escolas e 6 creches tiveram suas aulas suspensas. No turno da tarde, esse número diminuiu para 10 escolas e 4 creches.
- A previsão para esta quarta-feira (28) é que apenas a escola Heleno de Barros Nunes, no Fischer, não funcione.
INCÊNDIO NA PRATA
- No final da tarde, recebemos a informação de um foco de incêndio no bairro da Prata. Ressaltamos que este incêndio não possui qualquer relação com o do aterro do Fischer e que o Corpo de Bombeiros já está atuando na sua contenção.
ESTRUTURA DE OPERAÇÃO
- Atualmente, temos 2 tratores, 2 escavadeiras, 1 retroescavadeira, 4 caminhões e 1 caminhão-pipa da prefeitura trabalhando no combate ao incêndio.
- A CEDAE disponibilizou outros 4 caminhões de 10.000 litros cada.
- O Corpo de Bombeiros conta com 1 caminhão de 30.000 litros, 1 de 5.000 litros e outro de 4.000 litros no trabalho.
- A CEDAE instalou um hidrante na entrada do aterro para abastecimento rápido dos caminhões-pipa.
SOBRE A COLETA DE LIXO
- A coleta de lixo continua regular em todo o município.
ATUAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE
- A Secretaria de Saúde realizou 8 visitas por meio do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar). Todos os casos foram leves, com sintomas de tosse seca e ressecamento de garganta.
- Na UPA, foram realizados 12 atendimentos relacionados. Todos os casos foram leves, prontamente atendidos e liberados.
- No SPA Eitel Abdallah, no bairro São Pedro, foram realizados 21 atendimentos adultos e 10 pediátricos. Todos os casos leves e também foram prontamente atendidos e liberados.
- Na Quinta Lebrão, comunidade próxima ao Aterro, equipes de saúde atenderam 8 pessoas com sintomas leves em visitas a residências.
- Outras equipes da saúde percorreram as proximidades, na Fonte Santa e no Fischer, atendendo ao todo 34 famílias, onde foram relatados casos leves de tosse seca e irritação na garganta.
- Informamos também que a nossa Unidade Móvel de Saúde estará no bairro Fischer até a próxima sexta-feira, oferecendo atendimento médico.
ATUAÇÃO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
- A Secretaria de Desenvolvimento Social está prestando todo o apoio necessário às famílias do entorno do aterro e iniciará amanhã (quarta-feira) o trabalho de acolhimento dos catadores e busca ativa no bairro Fischer.
SOBRE O CANIL
- Até o momento, 28 cães do canil municipal, localizado ao lado do Aterro Sanitário, foram levados para abrigos temporários parceiros da Prefeitura, e todos passam bem.
- A Secretaria de Saúde continuará monitorando a situação e fará uma nova visita ao canil nesta quarta-feira para avaliação.
SOBRE A INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO INCÊNDIO
As investigações seguem em andamento, sob comando da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
SOLUÇÕES DEFINITIVAS
Enquanto a Prefeitura e o Estado trabalham para minimizar os impactos deste incidente, não podemos deixar de destacar que desde 2019, o município vem trabalhando para resolver de forma definitiva o problema histórico do Aterro do Fisher, quando foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Governo do Estado e a empresa BNPetro. O referido acordo foi suspenso pela empresa em função da pandemia.
Ciente da urgência do tema, a Prefeitura vem buscando desde então, alternativas para o transbordo do lixo, o que viabilizará o fechamento total do Aterro e a implementação da solução definitiva.
Em novembro de 2022, uma PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) foi publicada com objetivo de buscar projetos para a implantação de uma usina de processamento de lixo e geração de energia, garantindo assim a destinação final. O procedimento foi concluído e segue para a realização de audiências e consultas públicas, sendo finalizado pelo procedimento licitatório, que será realizado ainda em 2023.
Este Gabinete de Crise se reunirá novamente nesta quarta-feira (28), às 18h, para avaliar os trabalhos realizados durante o dia e planejar as próximas ações. Enviaremos uma nova nota oficial após a reunião. O município de Teresópolis agradece a todos os servidores públicos municipais e estaduais envolvidos na operação.