Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Pesquisa Caged mostra evolução no emprego em Teresópolis

Apesar do crescimento em outros setores comércio teve queda expressiva no número de vagas

Luiz Bandeira

Saíram os números do Novo CAGED que é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no país, no período entre janeiro e maio deste ano. O município de Teresópolis manteve a tendência de expansão do mercado de trabalho, menor que nas pesquisas anteriores, mas ainda com saldo positivo em 1,39%. Segundo análise do mercado de trabalho em âmbito nacional feita pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, “Após um período de relativa acomodação, os dados mais recentes mostram que o mercado de trabalho brasileiro voltou a apresentar maior dinamismo. De acordo com as estatísticas mensais produzidas pelo Ipea, com base nas séries de trimestres móveis da PNAD Contínua, a taxa de desocupação, que vinha se mantendo relativamente estável, em torno de 8,5%, voltou a recuar com mais força no último bimestre, de modo que, em abril de 2023, na série livre de sazonalidade, o patamar registrado de 8,0% foi o mais baixo nos últimos oito anos”.
O jornalismo do Diário fez uma análise dos dados apresentados na pesquisa resumindo os índices alcançados no nosso município no último semestre.
Nesse período foram contratados 6928 trabalhadores com carteira assinada e desligados 6446. Isso representa um saldo positivo de 482 novos postos de trabalho, crescimento de 1,39%. O setor de serviços foi o que mais empregou, dando 428 novas oportunidades para o teresopolitano, enquanto o comércio da cidade vem perdendo força demitindo mais 73 comerciários. A agropecuária também demitiu mais do que empregou com saldo negativo de 34 vagas A construção civil mantém o crescimento das últimas pesquisas e empregou mais do que demitiu com saldo de 112 novos operários empregados.
Quando analisamos o perfil das contratações podemos observar que os homens tiveram mais chances nesta pesquisa, foram 315 vagas para eles contra apenas 167 vagas para elas, quase o dobro das oportunidades foram destinadas aos homens teresopolitanos. A faixa etária também está bem definida na empregabilidade. Os trabalhadores com idade entre 18 e 24 anos têm mais oportunidades.
Os números só do mês de maio em Teresópolis apontam que, foram admitidos 1.337 profissionais, enquanto outros 1.229 foram demitidos, resultando em 108 empregos gerados. No ano passado, ocorreram 15.100 admissões e 14.757 demissões em Teresópolis, resultando em 343 novos empregos no município.

Queda do desemprego no país
O Brasil gerou 9.968.329 postos de trabalho ao longo deste ano, com 9.102.329 demissões e um saldo positivo de 865.360 oportunidades de emprego em todo país. Segundo o governo federal, o salário médio de admissão em maio foi de R$ 2.004,57. Já no ano passado, o valor era de R$ 1.969,02. Vale lembrar que o novo Caged é a geração das estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. Segundo o Ministério da Economia, “a metodologia de imputação adotada para o ajuste das informações prestadas ao eSocial e ao Caged visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados”.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE