Começa nesta terça-feira, 11, a venda de ingressos pelo site www.festivalsescdeinverno.com.br para algumas das atrações do 21º Festival Sesc de Inverno, considerado o maior evento cultural multilinguagem do país. O festival acontece entre os dias 15 e 30 de julho em 17 localidades do estado do Rio de Janeiro, tendo como cidades-polo Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana. O evento levará ao público uma programação gratuita ou a preços populares com muita música, teatro, dança, entre outras expressões artísticas, e tem o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.
A partir das 12h já estará aberta a venda de ingressos pelo site do evento para algumas das atrações que ocorrerão nos municípios de Petrópolis (Centro Cultural Sesc Quitandinha), Teresópolis e Nova Friburgo, como apresentações musicais, espetáculos destinados ao público adulto e shows poéticos de Adriana Calcanhoto e Zélia Duncan. O valor do ingresso popular será de R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada para casos previstos em lei e estendida a professores, em qualquer nível e território de atuação, Projeto Mesa Brasil e classe artística, mediante apresentação de registro profissional). Associados Sesc e PCG terão gratuidade. As vendas seguirão ao longo do dia ou até esgotarem os ingressos. A exceção é o Nova Friburgo Country Clube, onde só haverá venda presencial. Será permitida a venda de dois ingressos por CPF.
Em 2023, o tema do festival é “Entrelaçar”, conceito inspirado no movimento original da natureza. Visualmente, ele foi traduzido nas linhas encontradas na natureza e na atividade humana, como o DNA, as raízes das árvores e os circuitos eletrônicos, representando passado, presente e futuro. Na programação, o conceito celebra a mistura entre linguagens artísticas, a interação entre artistas e público e a reunião de nomes consolidados da cena artística nacional e as revelações. Origem, futuro e território são as tônicas desta edição, e a curadoria do Festival busca valorizar experiências e práticas culturais atentas às travessias que nos constituem; ao mesmo passo, conectá-las às coexistências do presente.
CIDADES CONTEMPLADAS PELO FESTIVAL DE INVERNO
Petrópolis
Teresópolis
Nova Friburgo
Itaipava (Petrópolis)
Barra de São João (Casimiro de Abreu)
Búzios
Cabo Frio
Casimiro de Abreu
Grussaí (São João da Barra)
Penedo (Itatiaia)
Porciúncula
Rio das Ostras
Sana (Macaé)
Tanguá
Três Rios
Valença
Vassouras