Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ventania causa prejuízos nas estradas da região

Rodovias que dão acesso a Teresópolis e Petrópolis precisaram ser interditadas

A passagem de um ciclone extratropical pela região Sul do país também gerou reflexos no Sudeste, inclusive em Teresópolis e Petrópolis. Na madrugada e manhã desta quinta-feira, 13, fortes ventos causaram prejuízos nos dois municípios, especialmente em rodovias de grande circulação que dão acesso aos dois municípios. Nas primeiras horas do dia, a BR-040, que liga Petrópolis ao Rio de Janeiro, foi totalmente interditada por conta de um deslizamento de árvore e terra nas proximidades do km 101. Também houve registro de queda de árvores nas proximidades do KM 87 e o trânsito chegou a ser fechado totalmente. Na BR-116, trecho que liga Teresópolis ao Rio de Janeiro, também houve registros de pequenas árvores e galhos derrubados em consequência da ventania.
No primeiro momento, não foi necessário fechar a estrada. Porém, com a insistência da ventania e possíveis complicações, por volta das 10h a EcoRioMinas optou em fechar o trânsito no trecho de Serra da Rio-Teresópolis. Uma hora depois, foi iniciado procedimento de comboio com apoio da Polícia Rodoviária Federal, nos dois sentidos da estrada. “Essa medida visa garantir o tráfego em segurança dos usuários no trecho. Em uma operação comboio são formados grupos de veículos guiados por viaturas da concessionária de forma a oferecer segurança durante o trajeto até chegar a um local seguro, em velocidade reduzida”, informou, naquele momento a concessionária que administra a BR-116. Na área urbana de Teresópolis, a Defesa Civil registrou somente uma solicitação de árvore com risco de queda, na Rua José Elias Zaquem, em Agriões, sendo realizada vistoria no local. No bairro de São Pedro, o alambrado do campo da “Vila Olímpica”, que funciona junto ao TG-01011, foi derrubado pelo vento.

RS permanece em alerta
O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, informou, em entrevista coletiva na tarde desta quinta, que o estado continua em alerta por causa das fortes chuvas, vendavais e queda de granizo causados pela passagem de um ciclone extratropical no Sul do país. Segundo ele, também são esperadas enchentes na região. Em todo o estado, 49 municípios foram atingidos, e 23 pessoas ficaram feridas, todas fora de perigo. Dessas, 15 estão na cidade de Sede Nova, onde uma vítima foi hospitalizada por causa de uma fratura, e oito estão em Tapejara. Foi registrada uma morte, na cidade de Rio Grande, após a queda de uma árvore sobre uma residência. Na capital Porto Alegre, a falta de luz e os alagamentos de ruas e avenidas também causaram transtornos no trânsito, mesmo depois da interrupção das aulas na rede pública de todo o estado, decretado ainda na tarde de quarta-feira, 12.
De acordo com Souza, o município de Sede Nova foi o mais afetado pelos efeitos do ciclone extratropical e, por isso, o governo do estado enviou um caminhão com 100 kits de higiene e 100 cestas de alimentos para auxiliar nas ações de ajuda humanitária. “Temos a intenção, assim que for possível, nos deslocar de Porto Alegre e de visitar o município de Sede Nova que foi o mais atingido”, disse ele. As avarias em outros prédios públicos ainda estão sendo contabilizadas pelo estado, mas o governador reforçou o pedido à população para que se mantenha abrigada e acompanhe os alertas da Defesa Civil.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE