Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lançamento do Festival Sabores Britânicos em Teresópolis

Evento de lançamento foi no elegante pavilhão do Golfe Clube

Noite elegante a da última terça-feira, 11, no elegante pavilhão do Golfe Clube Teresópolis, dia de lançamento do festival Sabores Britânicos, evento de gastronomia que segue até o dia 30, quando bares e restaurantes associados do Polo Gastronômico de Teresópolis apresentam, na 6ª edição do festival, com pratos típicos ingleses, todos eles com um toque dos ingredientes de origem na serra, onde o colonizador britânico iniciou uma colônia de ingleses, em 1855 transformada em freguesia, surgindo a cidade de Teresópolis, em 1890, que seria capital do Estado, enfim emancipada um ano depois, em 6 de julho de 1891.

Presente da noite aos participantes, a escritora Ana Maria Andrade apresentou lúdica palestra sobre a formação do município, tão bem descrita no livro “A Fazenda do Paquequer”, edição bilíngue do Instituto Ama Leitura. E o pesquisador da história de Teresópolis Wanderley Peres falou sobre a presença inglesa na Serra dos Órgãos, nas terras onde surgiria a cidade de Teresópolis.

Evento que faz parte do calendário turístico do município, o Sabores Britânicos tem como patrocinador a Fecomércio-RJ, com apoio da AROSA, Diário TV, La Bodega Vinhos & Cia e Prefeitura de Teresópolis. A realização é do Polo Gastronômico de Teresópolis, com correalização do Teresópolis Conventions & Visitors Bureau.

O POLO GASTRONÔMICO
O Polo Gastronômico de Teresópolis foi criado em 2014 e conta hoje com a participação de 45 empresas do ramo de alimentação, incluindo restaurantes, bistrôs, cafés, padarias, pousadas e hotéis. Estão entre os participantes da 6ª edição do Festival Sabores Britânicos de Teresópolis: Caldo de Piranha, Casa Coralina, Centro Gastronômico Recanto, Cafeteria Chez Vous, Donna Tê Terrazzo, Empório Therezópolis, Gaia Terramar, Hotel Intercity, Maria Torta, pizzaria Mandacaru, Manjericão – Casa de Pizza, O Café, Padaria Império, Paraíso Agriões, Salsa Brasileira, Viva Itália e Ymbu Restaurante. Veja no box os pratos de cada participante.

A presença inglesa em Teresópolis

George March foi o grande precursor do desenvolvimento de Teresópolis, produzindo a sua fazenda Santa Ana do Paquequer, ou dos Órgãos e do March, a agricultura e o gado que era negociado na capital do Império, o Rio de Janeiro, além de receber viajantes, cientistas, pesquisadores e artistas que deixavam registradas suas impressões da região.

Visitando a fazenda dos Órgãos no seu auge, o cientista francês Marie Melchior Joseph Théodose de Lagrené se referiu a Serra dos Órgãos como o lugar “aonde as pessoas vão, nesta época do ano, à procura de um clima mais fresco e bastante parecido com o do sul da Europa”, relatando ainda em seu livro ‘Une Embassade Française em Chine’ sobre “as casinhas que George March construiu, envoltas pela solidão do novo mundo, para o conforto britânico”, afirmando ser a escolhida para a sua hospedagem “uma casa que tem cerca em volta e fica no fim de um campo, na orla da floresta”.

Além de experimentar em sua fazenda a agricultura estrangeira e o gado importado, como mostram relatos do tempo do início da fazenda do Couto [porque era arrendada dos herdeiros de Joaquim do Couto], George March iniciou também, no Brasil, o hábito do veraneio, ao construir ao longo de sua propriedade casinhas de aluguel para a temporada de verão das famílias dos ingleses que eram muitos comerciando no Rio de Janeiro e dependiam de um lugar saudável por conta das doenças que proliferavam na insalubre Capital do Império e do calor que era bastante incomum ao europeu”, confirma o livro “1922 – As Eleições em Teresópolis”, que será lançado no dia 22 de julho próximo, a partir das 16h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso.

Vânia Baddini – Presidente do Polo Gastronômico

“É a 6ª edição do nosso festival, que começamos em 2018, em comemoração ao bicentenário da colonização inglesa em Teresópolis, graças a uma pesquisa histórica que o Wanderley Peres nos presenteou em 2018, esclarecendo essa questão da influência inglesa na região. São 17 participantes, entre cafés e restaurantes”, diz Vânia Badinni, que implementou esse ano a novidade do selo para o cachecol, que em cada restaurante a pessoa recebe um para botar no passaporte, e completando 6 selos, ganha o brinde.

Ana Medeiros – Fecomércio RJ

“Estamos presentes no Festival Sabores Britânicos, que o Sincomércio está apoiando através do Fecomércio RJ, Sesc, Senac, esse maravilhoso evento em homenagem aos britânicos que vieram para cá mais de duzentos anos atrás. Em que cada restaurante, um prato vai lembrar uma família inglesa. Agradecemos muito a Vânia por estar realizando esse mega evento na sua 6ª edição”.

Beth Mazzi – Secretária de Turismo

Comemorando o maravilhoso Pavilhão, espaço privilegiado em Teresópolis, na verdade um pub Inglês dentro do Golf Clube Teresópolis, a secretária de Turismo Beth Mazzi lembrou que o festival atrai as pessoas, fomenta a economia, e o lazer e a cultura, e se torna ainda mais relevante porque conta a nossa história, que é das mais legítimas, e precisa ser conhecida de mais gente a cada dia.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE