Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis dá início ao transbordo do lixo do Município

O Prefeito Vinicius Claussen acompanhou neste sábado, 15/07, no aterro do Fischer, o início do transbordo dos resíduos sólidos do Município até o aterro sanitário licenciado de Belford Roxo, localizado a 74 km de distância de Teresópolis.

O serviço será prestado durante seis meses pela empresa Eco Rio Soluções Ambientais Ltda., contratada emergencialmente pela Prefeitura de Teresópolis por meio de dispensa de licitação.

Com um investimento mensal de R$ 772.025,68, totalizando R$ 4.632.154,08, o contrato emergencial terá o custo dividido entre o Município e o Governo do Estado, via FECAM (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), que é vinculado à Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, e com a participação do INEA (Instituto Estadual do Ambiente).

“O transbordo é a primeira ponta da solução para começar a encerrar definitivamente a operação de vazamento de lixo no aterro do Fischer, problema ambiental e social histórico de Teresópolis. Agradeço ao Governo do Estado, que está ajudando o Município a solucionar este grave problema que assola a população”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos secretários Flávio Castro, de Meio Ambiente, Davi Serafim, de Obras e Serviços Públicos, Lucas Pacheco, de Governo e Coordenação, e Marcos Antonio da Luz, de Segurança Pública, e do subsecretário de Comunicação Social, Pablo Tenório Cavalcanti.

A empresa começa a operar com carga total a partir terça-feira, 18/07, com o transporte das 150 toneladas/dia de detritos produzidos por Teresópolis. Agora, a Prefeitura dará início a um processo licitatório comum para garantir mais um ano de transbordo, além dos seis meses do atual contrato emergencial.

Nesse período, o Município dará continuidade às ações iniciadas em novembro de 2022, quando um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi aberto com objetivo de buscar projetos para a implantação de uma usina de processamento de lixo e geração de energia, garantindo assim a destinação final. O procedimento foi concluído e segue para a realização de audiências e consultas públicas, sendo finalizado através de processo licitatório, previsto para começar ainda em 2023.

“A solução definitiva é a implantação de uma usina para transformar o lixo em energia. Estamos trabalhando para entregar até o fim do ano que vem a correta destinação dos resíduos sólidos de Teresópolis”, concluiu Vinicius Claussen.

Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE