Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Motociclista ferido por linha com cerol em Teresópolis

Situação, que poderia ter acabado com a morte do rapaz, ocorreu nas proximidades do viaduto do Meudon

Por muito pouco, um jovem motociclista teresopolitano não se feriu gravemente por conta de uma linha de pipa com cerol. Ele trafegava pela rodovia BR-116, mais conhecida como Rio-Bahia, quando teve o pescoço atingido e cortado nas proximidades do Viaduto do Meudon. Felizmente estava em baixa de velocidade e percebeu a aproximação da linha, conseguindo parar antes que ocorresse um corte mais profundo e até fatal. As marcas que ficaram no seu pescoço atentam para a gravidade da situação, que volta a se repetir. No último dia 10, outro motociclista se machucou, dessa vez no Bairro de São Pedro.
Importante frisar, mais uma vez, que uma lei estadual, promulgada em 2019, proíbe a utilização, porte e comercialização de linha com pó de vidro, cerol ou linha chilena, encerada com pó de quartzo e óxido de alumínio, devido ao alto risco de lesões, sobretudo para motociclistas e ciclistas, pois o contato dessas linhas no pescoço, por exemplo, pode causar ferimento fatal. A letra fria da lei considera infração passível de multa, manipular tal artefato, por tanto quem é adepto à cultura da pipa precisa se adequar ao que determina tal lei. Há também o risco ao praticante, quando essas pipas se enroscam na rede de fornecimento de energia elétrica, pois pode ser atingido por uma descarga de alta voltagem.
Paralelo a tal legislação, tornou-se habitual a realização de festivais de pipas, organizados pelas redes sociais. Esses eventos, não autorizados, reúnem muitas crianças, jovens e adultos em espaços públicos, geralmente ruas, praças e avenidas da cidade. Por conta disso a secretaria municipal de Segurança Pública, através da Guarda Civil Municipal, promete deflagrar nos próximos dias ações para coibir a utilização e comercialização de linhas cortantes e ainda realizar campanhas educativas para conscientizar alunos da rede pública municipal sobre os riscos à vida, detalhando também os artigos da lei estadual que trata do assunto. “Por determinação do prefeito Vinicius Claussen e do secretário municipal de Segurança, Marcos Antônio Da Luz, foi planejada uma campanha para ser divulgada pela ronda escolar na Rede Municipal de Ensino, pois é proibida por lei estadual o uso da linha com cerol e a linha chilena. A gente, antes da campanha, vai começar com fiscalização. A gente tem visto muitos bairros aqui, nas praças, ruas e avenidas com muitas pessoas soltando pipa, nessa época que aumenta o número de crianças e adultos também, então antes da campanha, porque agora estamos entrando no recesso escolar e voltando somente em agosto, mas antes da campanha a gente vai começar uma fiscalização para proibir isso, vai ser recolhido esse material, esse trabalho vai ser em conjunto com a Polícia Militar”, explica o Chefe da GCM, Gil Wellington.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE