Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vandalismo em placas de trânsito cada vez maior em Teresópolis

Ação pode comprometer a segurança viária e gera aumento dos custos para reposição da sinalização

Luiz Bandeira

Uma prática muito prejudicial tem se tornado recorrente em Teresópolis, o vandalismo em placas de sinalização viária. Em um breve passeio pelas ruas da cidade, é possível observar um significativo aumento no número de placas, pichadas, adesivadas, amassadas ou até mesmo arrancadas à força de onde deveriam estar servindo à população, sinalizado informações fundamentais para a segurança de motorista, motociclista, ciclista e até mesmo o pedestre. Outra questão observada pela equipe do Diário é de que há um crescente número de vandalismo realizado através de adesivos colados sobre a informação contida na placa, muito mais do que pichações ou depredações contra a sinalização.
O Comandante da Guarda Civil Municipal, Gil Wellington, apontou que a secretaria de Segurança, através da CET, designou uma equipe para atuar no reparo dessa sinalização vandalizada. “Nós estamos realizando um mapeamento disso, não só em relação ao vandalismo, mas também de algumas placas que estão sem condições de visualização, estão bem apagadas. A gente vem monitorando e já foi feito uma licitação para a compra de placas de sinalização para substituir as danificadas que foram identificadas e também para reparar placas em alguns lugares críticos, onde nós temos uma equipe que está realizando a parte de limpeza dessas placas para melhorar a visualização. Muitas vezes não é só o vandalismo, que quando a gente vê, elas precisam ser substituídas mesmo, mas muitas vezes elas estão muito sujas e a gente está conseguindo revitalizar elas com limpeza”.

Gil Wellington, comandante da GCM, pede a população, ao flagrar algum ato de depredação, que denuncie às autoridades, como à Polícia Militar, pelo 190, ou pelo 153, da Ouvidoria da prefeitura

Prática é crime
O Código Penal Brasileiro, no seu artigo 163, prevê que “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia pode acarretar em pena de detenção, de um a seis meses, ou multa. Se o crime é cometido contra o patrimônio da União, de Estado, do Distrito Federal, de Município ou de autarquia, fundação pública, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviços públicos, a pena será de detenção, de seis meses a três anos, e multa”.
Gil Wellington apela à população que colabore denunciando eventuais ações de vândalos. “A gente pede aos proprietários de imóveis que possuem câmeras de monitoramento próximo de placas vandalizadas que colabore com a nossa fiscalização, nos fornecendo imagens da ação dos vândalos, pois isso é crime, é vandalismo contra o patrimônio público, tem previsão de sanções contra quem realiza essas depredações. Quando ele é identificado a gente leva ao conhecimento da Polícia para essa pessoa ser notificada e responder por isso. Quem faz isso está cometendo um crime, é muito triste falar isso, pois a sinalização viária presta para o bem da sociedade e essas placas ajudam a evitar acidentes.

Vandalismo é crime, previsto no Código Penal (Artigo 163), com pena de um a seis meses de detenção e multa, sendo que, se tratando de patrimônio público, o dano é qualificado, com pena aumentada para seis meses a três anos de detenção e multa

Denúncia
Vandalismo de placas de trânsito causa risco de vida e prejudica a mobilidade urbana. Portanto, se presenciar algo do tipo faça sua parte e reporte esses atos criminosos pelo telefone 190, da Polícia Militar, ou ainda pelo 153, da Ouvidoria da prefeitura.


Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE