Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Moraes não reconhece vínculo trabalhista de motorista de aplicativo

Ação foi protocolada pela Cabify, que encerrou atividades em 2021

André Richter – Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender a ação trabalhista que reconheceu vínculo de emprego entre um motorista de aplicativo e a plataforma Cabify, que encerrou as atividades no Brasil em 2021. A decisão foi assinada na quinta-feira (20) e divulgada nesta quarta-feira (26).

Moraes analisou uma ação protocolada pela empresa, que contestou entendimento da Justiça do Trabalho de Minas Gerais a favor da relação empregatícia entre a plataforma e o condutor. Conforme a decisão, o Cabify é uma empresa de transporte de passageiros, e não de intermediação do serviço.

Para o ministro, a decisão trabalhista não está de acordo com a jurisprudência da Corte, que tem precedentes reconhecendo a legalidade de formas de “uberização” do trabalho.

“É possível assentar que a posição reiterada da Corte se consolidou no sentido da permissão constitucional de formas alternativas da relação de emprego”, argumentou Moraes.

Em maio, o ministro suspendeu uma outra decisão da Justiça sobre o mesmo tema. O ministro entendeu que a relação entre o motorista e os aplicativos é comercial e se assemelha aos casos de transportadores autônomos.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 14/03/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Entidades pedem proteção a jornalistas que cobrem doença de Bolsonaro

Violência contra a mulher: redes de apoio mantêm suporte às vítimas em Teresópolis

Polícia Civil recupera celular furtado e devolve aparelho à proprietária em Teresópolis

Floração em março deixa Teresópolis com “jeitinho de Primavera”

Prédio do INSS, um ‘elefante branco’ em plena Várzea

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE