O Sesc RJ e o Senac RJ conquistaram pela primeira vez o título Great Place to Work. A chancela, concedida pela consultoria global de mesmo nome, atesta que as empresas e organizações detentoras são excelentes lugares para trabalhar. Os índices de satisfação registrados entre os funcionários foram, respectivamente, de 73% e 72% – superiores aos 70% necessários. Para chegar ao resultado, o instituto internacional conduz um processo independente que capta, por meio de pesquisa, as impressões e feedbacks dos colaboradores a respeito da empresa e do setor específico onde trabalham. Do total de funcionários das duas instituições, 2.843 responderam à pesquisa, o equivalente a 73,5% – mais que os 70% exigidos para que sejam elegíveis. O levantamento avalia as seguintes impressões: credibilidade, respeito, imparcialidade, camaradagem e orgulho.
“Entendemos que proporcionar um ambiente de trabalho agradável é fundamentalmente uma questão humana e, portanto, uma obrigação de todas as organizações. Mas para além dos princípios básicos, esse esforço das lideranças tem se mostrado muito positivo para a produtividade dos colaboradores, o que, no nosso caso, resulta também em qualidade de vida. Quanto mais felizes e satisfeitos estiverem os nossos colaboradores – e a ciência comprova isso -, mais bem-estar entregamos aos fluminenses, seja com empregabilidade, seja com qualidade de vida”, disse o presidente do Sesc e Senac RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, fazendo referência aos objetivos das duas instituições.
O Sesc RJ tem como missão promover a qualidade de vida da população fluminense, em especial trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. Para isso oferece uma ampla gama de serviços nas áreas de assistência, cultura, educação, lazer e saúde. Já o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor terciário. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes. Juntas, as instituições possuem mais de 70 unidades fixas e móveis e integram o Sistema Fecomércio RJ, representação máximo de setor terciário no estado.