Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis recebe exposição sobre a história da Ponte Rio-Niterói

Projeto montado em containers marítimos pode ser visto na Praça da Matriz de Santa Teresa

Isla Gomes

A exposição “Conexões”, que conta a história da Ponte Rio-Niterói, retorna ao público tendo como primeira parada a Praça da Matriz de Santa Teresa, em Teresópolis. Após temporada de sucesso no Horto do Fonseca, em Niterói, a mostra desta vez traz novidades aos visitantes. Realizada pelo Ministério da Cultura e patrocinada pela Ecoponte, concessionária que administra a rodovia, a exposição é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e integra as comemorações dos 50 anos da Ponte Rio-Niterói.
Em entrevista ao jornal O Diário e Diário TV, a pesquisadora do projeto ressaltou que cada detalhe da exposição foi diligentemente trabalhado visando oferecer uma experiência única ao público. “Foi um processo de avaliação de acervo, principalmente o acervo da Ecoponte, houve uma grande pesquisa através de entrevistas para que pudéssemos ter uma base sólida de informações através de história oral, averiguação no arquivo nacional e no arquivo público do estado, estudo de material iconográfico, tudo isso para que fosse possível captarmos o histórico da Ponte. A exposição é uma conexão para que o público resgate memórias, traga suas ideias e que possa construir com esse educativo uma base de dados e referências para que a história não morra”, explica a Nataraj Trinta.

A mostra fica exposta no interior de containers marítimos e está na Praça da Matriz. Foto: Isla Gomes/O Diário

Convidando o público a refletir sobre ações que impactam no futuro, a exposição passeia pela cronologia da construção da Ponte, inaugurada em 1974. Com curadoria de Carmen Lucia de Azevedo e Eduardo de Carvalho, a programação desta vez inclui além de exibição de filmes e atividades com realidade virtual, game interativo e oficinas de artes visuais. Certificada com selo carbono neutro, a exposição conta com diversas atividades. No local, são oferecidas oficinas de artes visuais para públicos diversos, disponibilizadas também em ambiente online.
“Esse projeto comemora os 50 anos da Ponte Rio-Niterói de uma forma lúdica, com fotos, vídeos e oficinas. A exposição foi um sucesso em Niterói, no ano passado, e esse ano está sendo realizada na Praça Matriz de Santa Teresa. É um projeto da Ecoponte, mas a RioMinas administra a BR-116, então Teresópolis é importante para nós, por isso o a programação está aqui contemplando a cidade com essa exposição”, pontuou Silvio Souza, Coordenador de Sustentabilidade.

Curso de Fotografia
O curso online e gratuito de artes visuais “Fotografando com seu celular: noções básicas de fotografia”, sob a coordenação de Davilym Dourado, fotógrafo e artista visual, ensina o participante como aproveitar melhor a tecnologia do seu celular para produzir melhores fotografias.

Realidade virtual
Com a tecnologia de realidade virtual é possível sobrevoar a Ponte Rio-Niterói e conhecer a sua estrutura interna, através de óculos de realidade virtual, além de um voo panorâmico de tirar o fôlego por cima da estrutura.

Game interativo
Após visitar a exposição, o visitante pode participar de um game interativo e testar seus conhecimentos sobre a maior Ponte do Hemisfério Sul, de forma divertida.

Mostra de filmes ao ar livre
Em parceria com a exposição “Conexões: O Futuro”, o Sesc-RJ propõe ao público uma viagem pelo cinema com filmes infanto-juvenis que trazem mistérios, lendas e tradições. As sessões serão oferecidas todos os dias a partir das 17h30.

SERVIÇO
Conexões: O Futuro
Data: 1 a 31 de agosto
Horário: 10h às 19h, de terça a domingo
Local: Praça Santa Teresa – Teresópolis
Entrada gratuita
www.projetoconexoes.com.br

Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE