Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Militar atinge bons índices no combate ao crime em Teresópolis

Nos primeiros seis meses deste ano, PM fez mais apreensões de drogas do que em todo o ano passado

Luiz Bandeira

O 30º Batalhão de Polícia Militar, que atua na segurança dos municípios de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sumidouro, segue mantendo bom índice de desempenho no combate à criminalidade na nossa região, como apontam os números publicados esta semana pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Só no primeiro semestre de 2023 foram 465 pessoas presas por policiais do 30º e 108 cumprimentos de mandado de prisão. A presença ostensiva da tropa é percebida pela população, nas patrulhas que garantem a paz nas ruas dos municípios e inibem a intenção criminosa. O Serviço de Inteligência (P2) é fundamental, pois vem atuando estrategicamente, investigando, produzindo dados e provas, além de também efetuar prisões, surpreendendo o criminoso, justamente por atuarem descaracterizados. Para se ter uma ideia da sensação de segurança que o morador dos quatro municípios atendidos pelo 30º BPM desfrutam, nos seis primeiros meses do ano tivemos 10 roubos a transeuntes, uma diminuição dessa modalidade criminosa na ordem de 41,2%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os resultados positivos foram destacados pelo comandante do 30º BPM, Tenente Coronel Alex Soliva, em entrevista exclusiva ao jornal O Diário e Diário TV. “A gente aproveita essa oportunidade de interlocução com a sociedade para fazer um agradecimento especial a cada policial militar que diuturnamente vêm se esmerando o máximo possível para reduzir todos os indicadores de criminalidade e trazendo de fato uma segurança muito maior para a população”. Coronel Soliva credita o empenho da tropa ao fato de que a maioria dos policiais terem residência nos municípios onde atuam. “O sentimento de pertencimento que eles têm, exatamente por serem moradores e também os seus parentes, pais, filhos, esposas, amigos, traz um engajamento maior, um comprometimento maior de cada policial, que se traduz em um resultado tão positivo que nós temos conseguido aqui em nossa região”.
O Comandante do 30º BPM, porém, explicou algumas inconsistências nos indicadores. “Foram 16 casos notificados de roubo a transeunte, durante todo esse período, nos quatro municípios, mas é importante a gente destacar que foram apenas 13 casos, três deles nós já provamos que o fato não ocorreu, que se trata de falsa comunicação de crime e essas pessoas serão responsabilizadas. Durante todo o primeiro semestre nós temos contabilizados dois roubos de veículos, um está sob investigação e o segundo, que teria ocorrido no município de Sumidouro, nós já conseguimos provar que foi falsa comunicação de crime, essa pessoa também será responsabilizada por esse tipo de delito. E ainda, foram 21 veículos recuperados durante o primeiro semestre desse ano”.

Atenção aos casos de tráfico
O combate ao crime, de qualquer natureza, tem sido implacável por parte dos policiais militares do 30º, mas o tráfico de drogas, ainda assim, vai tomando proporções que causam preocupação. Coronel Soliva apresentou ao Diário os números de apreensões realizadas pelos seus comandados. “Comparando somente o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2023, em todos os índices de apreensão de drogas, houve um acréscimo muito acentuado, mas nós podemos ainda fazer um comparativo, trazendo os dados do quantitativo de todo o ano 2022. De maconha foram 84 quilos, esse ano só até o mês de julho, já foram 85 quilos; cocaína foram 127,5 quilos em 2022 inteiro, esse ano só até o mês de julho, já foram 118 quilos e crack, que é o que mais nos preocupa, no primeiro semestre de 2022, foram 4 quilos e meio, no primeiro semestre de 2023 já foram 21 quilos, até o dia 31 de julho 24,5 quilos de crack, essa droga nefasta que destruí a vida, não só do usuário, mas de toda a família e também da sociedade”.
Nós questionamos o comandante do 30º BPM se há alguma orientação à tropa no sentido de aumentar as ações contra o tráfico de drogas. “Primeiramente a gente alertou e é uma preocupação de cada policial, de todo efetivo do 30º batalhão. Então eles têm agido de forma muito eficaz e a gente implementou, de fato, um incremento de nossa inteligência, com busca de informações de forma que a gente possa atuar de maneira mais precisa e eficaz”.
Por fim, Coronel Soliva indicou que o caminho para se manter a paz e a segurança nas cidades atendidas pelo batalhão de Teresópolis, passa por uma maior participação da sociedade. “Importantíssimo, nós não conseguiríamos esse resultado se não tivesse a participação efetiva da sociedade. A gente sempre repete, não há como se fazer polícia ostensiva, preservação da ordem pública, sem o apoio da comunidade. Por isso a gente pede, a gente insiste, continue colaborando com o 30º”.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE