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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Teresópolis: risco de graves acidentes na estrada que liga Campanha a Sebastiana

Marcello Medeiros

“Uma das rotas mais utilizadas por produtores rurais da região de Sebastiana, a RJ-134, que liga duas importantes rodovias que cortam nosso município, a RJ-130 e a BR-116, oferece grande risco aos motoristas nas proximidades da famosa Cachoeira de Campanha. Alguns trechos da estrada cederam em direção ao Rio dos Frades”. O alerta foi publicado pelo jornal O Diário de Teresópolis quase que exatamente quatro anos atrás e, apesar de promessas de obras de contenção, nada saiu do papel. E, para piorar, outros pontos começaram a desmoronar em direção ao curso d´água. Em um trecho de curva, onde há uma grande pedra que impede algum tipo de corte em barranco para “compensar” o deslizamento da pista, foi necessário interditar totalmente a passagem de veículos para evitar uma tragédia. Porém, devido à necessidade de acesso mais rápido entre as duas rodovias, populares abriram, por conta própria, a passagem interditada pelo DER-RJ. Em nota encaminhada para a redação, o Departamento de Estradas de Rodagem informou que as barreiras de concreto foram colocadas no trecho da RJ-134 para garantir a segurança de quem trafega pelo local. “Nos próximos dias, uma equipe será enviada para recolocar as barreiras. O departamento ressalta que já está fazendo estudos para realizar as obras necessárias e solucionar o problema na região de Campanha, em Teresópolis”, destaca o documento.
Além de muitas lavouras, estão ainda naquela região produtores de compotas, um haras e até um dos acessos de hotel de propriedade de um ex-prefeito de Teresópolis, local que recebe grande número de turistas em todos os finais de semana. Com a chegada do período de chuvas, em breve, a tendência é que os trechos em questão cedam ainda mais por conta da força da água do Rio dos Frades. Outro ponto que precisa ser observado é o grande volume de visitantes em Campanha na estação mais quente do ano, pessoas que irão correr grande risco de acidentes caso não seja realizada nenhuma intervenção.
A RJ-134 tem início nas proximidades do quilômetro 22 da Teresópolis-Friburgo e segue por aproximadamente 20 quilômetros até a BR-116, a Rio-Teresópolis x Além Paraíba, na área de Ponte Nova. Apenas um trecho, no lado da RJ-130, foi asfaltado e sinalizado. Todo o restante tem calçamento em barro e pedras, intransitáveis no período chuvoso.

Serra Velha de Petrópolis segue interditada
O Departamento de Estradas de Rodagem mantém interditada a Estrada Velha da Estrela (RJ-107) para veículos pesados. Alternativa de acesso a Petrópolis, a partir da Baixada Fluminense, a rodovia histórica, toda em paralelepípedo, sofreu ao se tornar rota de fuga para caminhões de grande porte no dia 08 de junho, quando um veículo carregado de combustível tombou e incendiou-se na subida da Serra de Petrópolis, na BR-040. Com o comprometimento do pavimento em diversos pontos da estrada, a decisão foi fechar a estrada para veículos pesados e fazer a recuperação do paralelepípedo antes do período de chuvas. Durante dois meses haverá um trabalho mais intenso dos técnicos, assim como serão instaladas placas com a indicação do peso máximo permitido para a circulação de caminhões no local. A RJ-107 é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) por sus importância histórica. Construída por engenheiros alemães em 1841, ela contribuiu para a criação da cidade de Petrópolis, em 1843, e serviu de rota da Família Real nos deslocamentos para a Cidade Imperial. Ela também diminuiu em 10 dias a viagem dos tropeiros que traziam pedras preciosas e ouro de Minas Gerais para o porto do Rio de Janeiro.

Edição 04/07/2025
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