Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CREAS realiza dinâmicas para fortalecer vínculos e resgatar a cidadania

Atendimento faz parte do trabalho do acolhimento de pessoas em situação de rua em Teresópolis

Acolher, amparar, fortalecer e oferecer meios de recuperação da autonomia, com reinserção na sociedade e no mercado de trabalho. Esses são os objetivos das ações e dinâmicas realizadas com pessoas em situação de rua (PSR) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Teresópolis. Nesse sentido, são feitas periodicamente atividades e dinâmicas para atender a todas essas demandas. Às quartas-feiras, por exemplo, o CREAS realiza o atendimento em grupo às PSR acompanhadas através do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. “Fazemos um trabalho social e técnico, buscando resgatar vínculos familiares e comunitários, reinserido essas pessoas na sociedade e até no mercado de trabalho. Ou seja, fazendo-as recuperar sua autonomia”, reforçou a coordenadora do CREAS, Danielle Afonso de Carvalho. “Realizamos o trabalho de Média Complexidade e a ponte para a Alta Complexidade, que é um dos objetivos principais da nossa secretaria”, acrescentou Danielle.
Uma dessas atividades aconteceu na manhã desta quarta-feira, 09 de agosto, na sede do CREAS, com 19 PSR referenciadas pelo equipamento. Além das dinâmicas, há sempre um trabalho de informação e orientação jurídica a elas, que muitas vezes desconhecem seus próprios direitos. A atividade foi dirigida pela pedagoga Mariza Ferreira, com participação e orientação da advogada Andrea Braga, ambas da SMASDH.
A finalidade constitucional dos CREAS é proteger, orientar, acolher e dar apoio a pessoas em situação de rua e a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo realizar outras ações, como abordagem social e serviço para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. O CREAS também oferece informações, orientação jurídica, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Edição 30/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Seleção Brasileira em Teresópolis

Desmoronamento de muro às margens do Paquequer gera apreensão entre moradores de prédio

MPRJ garante prisão de suspeitos por homicídio e tráfico de drogas na Região Serrana

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Teresópolis Golf Club recebe a 42ª Exposição de Automóveis Antigos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE