Isla Gomes
Vem aí o Festival Teresopolitano de Vôlei 2023, uma parceria do projeto “Nós do Vôlei”, de Albuquerque, e da secretaria municipal de Esportes e Lazer de Teresópolis. As inscrições terminam nesta sexta-feira, 11, e são para os times de vôlei masculino e feminino, nas categorias sub17 e sub20. O evento contará com sorteios de brindes e medalha para o time campeão e vice-campeão. “Teremos dois finais de semana de muito vôlei no nosso ginásio, é um projeto que estamos desenvolvendo juntamente com nossos apoiadores o grupo ‘Nós do Vôlei de Albuquerque’, esse Festival vai alimentar essa garotada que passa muito tempo treinando e por isso sente faltam de um torneio para participar. Além disso, Teresópolis é uma cidade que têm muitos atletas de vôlei, muitos talentos saíram daqui, por isso esses jovens que hoje treinam aqui levam isso como incentivo, por conta disso é muito importante fomentar essa competitividade esportiva neles com festivais e torneios”, disse a Secretária de Esporte e Lazer, Gisele Fernandes.
O vôlei é um dos esportes mais populares no Brasil e do mundo em termos de praticantes e audiência, e muitos talentos desse esporte saíram de Teresópolis e hoje são espelhos para os jovens praticantes. O jovem Daniel é um dos participantes e está muito empolgado com essa oportunidade. “Eu acho que vai ser muito proveitoso, inclusive eu desejo que tenha mais vezes esse torneio, a interação com bastante gente durante o festival vai ser bom para todos nós. Sou muito grato a esse esporte, ele me ajuda a gastar energia e quando estou de mau-humor o vôlei melhora meu dia”, disse à Diário TV.
Modalidades e benefícios
Além da modalidade tradicional na quadra, o vôlei conta com outras versões, tais como o vôlei de praia, o vôlei sentado, praticado por pessoas com deficiência, e o futevôlei. Por exigir rapidez tanto do corpo como da mente, já que o vôlei é um jogo de estratégia, que pede repostas imediatas e certeiras, ele ajuda a prevenir patologias como o Mal de Alzheimer, ajuda a prevenir doenças relacionadas ao sistema circulatório, respiratório e cardíaco. Também melhora o foco, por isso é um ótimo aliado aos cuidados com a saúde mental. “Eu estou muito animada para o festival, esse esporte significa muito para mim, pois eu tenho ansiedade e através da prática do vôlei eu me sinto melhor e muito mais feliz, poder me reunir com meus amigos para os treinos também me faz muito bem”, declarou Giovanna Tavares, estudante e participante do projeto.
“Ao investirmos nesse esporte estamos trabalhando o convívio entre os amigos, a saúde mental, o comportamento, o foco, a capacidade de obedecer às regras, e tudo isso ultrapassa a quadra e modifica o comportamento da garotada dentro de casa também, então para o município esse incentivo ao esporte é fundamental”, frisou a secretária Gisele Fernandes.
Inscrições
O Festival terá início no sábado, dia 26, às 8h. A abertura do evento ficará por conta dos times sub-17 feminino, que disputarão a primeira partida. “É uma oportunidade incrível tanto para quem quer participar quanto para as famílias que quiserem vir prestigiar a garotada jogando”, conclui a secretária.
Para se inscrever é necessário comparecer à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que fica localizada no Ginásio Poliesportivo Pedrão Jahara, o Ginásio Pedrão, na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Várzea. Para mais informações também é possível entrar em contato com o número da Secretaria de Esporte e Lazer, que é o (21) 3641-5516.