Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Grupamento especial da PM reforça a fiscalização ambiental em 17 municípios

Em entrevista ao Diário, Comandante da 5ª UPAm destaca a participação da população na preservação ambiental

Luiz Bandeira

A 5ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro está desempenhando um papel fundamental na proteção do meio ambiente e na preservação da fauna, flora e recursos naturais em sua vasta área de atuação. Sob o comando do Capitão Malheiros e subordinada ao Comando de Polícia Ambiental (CPAm), a 5ª UPAm é encarregada de cuidar de 17 municípios, incluindo Teresópolis, e de combater diversos tipos de crimes ambientais. Capitão Malheiros esteve na redação do Jornal O Diário e Diário TV nesta terça-feira, 15, para alertar a população sobre o trabalho de combate a crimes ambientais em nossa região. “Seguindo as diretrizes da Secretaria de Estado de Polícia Militar e do Comando de Polícia Ambiental, que hoje o comandante é o Coronel Charles, nós temos 17 municípios na nossa área de atuação. Definimos aqui como crime ambiental as agressões ao meio ambiente, sejam elas na sua fauna, flora, recurso mineral e diversos ramos de atuação nossa para a preservação do meio ambiente”.
A 5ª UPAm concentra seus esforços em uma série de crimes ambientais prejudiciais para o ecossistema. Entre as principais infrações estão: captura e caça de animais silvestres, especialmente aves, frequentemente alvos de passarinheiros; desmatamento ilegal; extração irregular de substâncias minerais e vegetação; atividades industriais e comerciais sem licença ambiental; soltura de balões; queima de vegetação e lixo doméstico; construção irregular em áreas de preservação permanente.

Cerca de 20 denúncias chegaram até os policiais da 5ª UPAm neste último mês, segundo o comandante da unidade, 40% eram de desmatamento. Foto: André Lopes/O Diário

Apreensão de pássaros
É importante ressaltar que manter animais silvestres em casa requer autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O corte de árvores também é regulamentado, exigindo permissão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que muitas vezes é concedida pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) da região. Em Teresópolis, o desmatamento tem sido uma preocupação relevante, com a 5ª UPAm recebendo cerca de 20 denúncias este ano. Aproximadamente 40% dessas denúncias estão relacionadas a crimes de desmatamento. O combate a essa prática ilegal tem sido um dos pilares do trabalho da unidade. “A autorização de qualquer animal silvestre em sua residência, somente com autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), é importante deixar claro essa atividade que é muito corriqueira no dia-a-dia, que a população desconhece, mas é bom ressaltar através do Diário, para conhecimento da população, para ter noção que o indivíduo comete crime ambiental se manter um animal silvestre em sua residência sem autorização. Corte de árvore só com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente conveniada com o INEA e desta forma tem a autonomia, tem a competência para dar esse tipo de licença ou também a superintendência do INEA da Região aqui que fica em Petrópolis que tem também essa autonomia de conceder esse tipo de licenciamento para qualquer tipo de situação inerente a questão ambiental”, ressalta o policial militar.

Apoio popular
A 5ª UPAm continua a demonstrar seu comprometimento com a preservação ambiental, contando com o apoio da população para manter sua missão de proteger a natureza e garantir um futuro sustentável para todos. “A população de Teresópolis tem denunciado, contamos com essa participação de cada morador dessa linda cidade através do disque denúncia do Linha Verde, 0300 253 1177, onde ele possui WhatsApp e a população nos ajuda denunciando cada crime ambiental ocorrido aqui. Nós temos visto muito a questão do desmatamento e é o que realmente tem ocorrido. Nesse ano nós temos só aqui em Teresópolis 20 denúncias e cerca de 40% destas denúncias são sobre crimes de desmatamento”, destaca o Capitão Malheiros.

“A população de Teresópolis tem denunciado, contamos com essa participação, de cada morador dessa linda cidade através do disque denúncia do Linha Verde, 0300 253 1177”, destaca o Capitão Malheiros. Foto André Lopes/O Diário

Denúncia e Participação da População
Uma das estratégias vitais da 5ª UPAm é o engajamento da comunidade na denúncia de crimes ambientais. A população tem demonstrado seu compromisso com a preservação do meio ambiente, colaborando ativamente por meio do “Linha Verde”. Os moradores podem entrar em contato anonimamente através dos números de telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177 (para o interior), ambos com WhatsApp disponível. Além disso, as denúncias também podem ser feitas por meio do site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Edição 23/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Começa a ação de reflorestamento na Pedra da Tartaruga

Estado ganha Dia e Semana do Orgulho Autista

Mais de 200 torcedores do Peñarol são presos por confusão no Rio

Estácio Teresópolis oferece aulão gratuito para estudantes que vão prestar o Enem

“Hospital Municipal de Teresópolis será construído em frente ao Hospital São José”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE