Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Leonardo Vasconcellos busca ideias inovadoras em outros municípios, desta vez em Florianópolis

Práticas na educação, saúde e tratamento de resíduos foram apresentadas ao presidente da Câmara de Teresópolis

Em busca de boas ideias e iniciativas que aumentem a qualidade de vida dos teresopolitanos, o Presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Vasconcellos, esteve em Florianópolis, Santa Catarina, para conversar com o prefeito Topázio Neto, conhecido pelas excelentes práticas de gestão pública que vem ajudando a elevar o nome da capital catarinense ao topo de diversos rankings no Brasil, inclusive de capital mais segura do Brasil e com rede educacional modelo.

“Nenhuma criança fora da escola”
Iniciando o bate-papo, Leonardo Vasconcellos trouxe à conversa com o prefeito Topázio Neto um tema que lhe é muito querido: a educação, perguntando sobre a Escola Darcy Ribeiro, uma obra que ficou conhecida no Brasil todo por ter sido a mais rápida construção de unidade escolar, sendo construída em 40 dias. “Nosso objetivo é trabalhar para que nenhuma criança esteja fora da escola. No início do ano o nosso secretário de educação, o secretário adjunto Luciano Formighieri, me trouxe a informação de que nós tínhamos 100 crianças, sem vagas no 1º ano, e não poderiam estudar porque não tinha espaço nenhum para elas nessa região onde a escola foi construída posteriormente. Nós tínhamos até vaga em outros lugares, mas lá não tinha vaga. Então, optamos pela construção modular que consiste em encaixar as placas de aço para a estrutura”.
A previsão inicial era de 90 dias para a conclusão da obra e, em 42 dias foi entregue uma escola para 1.200 alunos, com 3.000 metros quadrados, ar-condicionado em todas as salas, cozinha montada e toda estrutura, que recebeu os primeiros alunos em abril de 2023. A mesma metodologia deve ser aplicada na construção de novas unidades de ensino, restaurantes populares e postos de saúde.
Leonardo Vasconcellos visitou a escola Darcy Ribeiro juntamente com o secretário municipal adjunto, Luciano Formighierie, pode conferir de perto sua estrutura como um todo, além de aprender sobre os processos que viabilizaram a construção da unidade.

Hospital Municipal

Leonardo Vasconcellos também questionou ao prefeito Topázio Neto sobre as obras do Hospital Municipal de Florianópolis. A construção de uma unidade de saúde pública de qualidade para os teresopolitanos é uma das lutas do parlamentar durante seu mandato: “Nós temos um sonho em Teresópolis: ter um hospital público municipal. Então eu vim aqui ver essa obra que o senhor está adaptando lá no antigo aeroporto e entender as possibilidades de levar esse projeto, claro que adaptado, também para Teresópolis”.

“Ter um hospital no município é muito caro. Florianópolis, como capital, sempre se utilizou dos hospitais estaduais pra sua demanda de hospital. Porém 60% do que se faz no hospital de alta complexidade é considerado de ‘baixa e média complexidade’. Dessa forma, nós vamos pegar tudo isso que é de baixa e média complexidade e vamos levar para uma estrutura que estamos montando e que chamamos de ‘Hospital Dia’. São todas aquelas intervenções cirúrgicas que a pessoa pode vir no início da manhã, se interna e sai no final da tarde, por exemplo, cirurgia de catarata, adenoide, fimose, operações na área da pele, operações da saúde da mulher, ou seja, várias intervenções que podem ser feitas durante um dia, durante uma jornada do trabalho”, disse o chefe do executivo de Florianópolis.

Segundo o prefeito, serão 12 mil metros quadrados de espaço que antes abrigavam o antigo aeroporto da cidade e hoje estavam sem utilização. No local, também está em construção uma nova unidade da UPA, que terá um local exclusivo de pronto atendimento à mulher vítima de violência no município, onde a mulher vitimizada vai ter acesso aos serviços da Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, a OAB Saúde, assistência social e psicológica e tudo o mais que ela precisar após a agressão. A previsão é que o complexo seja entregue até o início de 2023. A expectativa é de 60% das filas para os serviços citados acima diminua com a inauguração do complexo de saúde.

Tratamento de resíduos

Um dos problemas que Teresópolis tem enfrentado há muitos anos que se agravou com o último incêndio no Lixão, localizado no bairro do Fischer, também foi uma pauta apresentada por Leonardo Vasconcellos ao prefeito de Florianópolis: “É um grave problema que atravessamos e sabemos que Florianópolis tem sido exemplo de sustentabilidade com projeto de separação de lixo orgânico e foi responsável pela transformação de mais de 7 mil toneladas de material orgânico em compostagem e promovendo economia milionária aos cofres municipais. Entendemos que esse não é só um trabalho de gestão pública, mas de conscientização da população e queremos isso também para Teresópolis”, disse.

“Isso é um trabalho de educação e, como todo trabalho da educação, você não pode desistir, tem que ser persistente. Nós já éramos a capital que mais reciclava lixo do país, como plástico, vidro, papelão, etc. Mas e o orgânico? Tudo isso ainda tem como destinação o aterro sanitário. Nós começamos por um bairro da cidade, fomos conscientizando os condomínios, os síndicos foram nos ajudando, foram nos separando o resíduo reciclado, papelão, vidro e o orgânico e a prefeitura passa lá e recolhe o resíduo orgânico faz a compostagem”, explicou Topázio.

Leonardo Vasconcellos visitou a escola Darcy Ribeiro juntamente com o secretário municipal adjunto, Luciano Formighierie

O método usado para o processo de compostagem foi desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina que em quatro ou seis meses o lixo orgânico é transformado em terra vegetal, em adubo orgânico. “Hoje são pelo menos 300 toneladas por mês de adubo orgânico a partir do resíduo orgânico e vimos uma outra coisa, ao invés de eu mandar pro aterro sanitário e pagar pra enterrar, eu uso esse uso esse mesmo recurso que eu pagaria pra enterrar pra remunerar o cidadão que quer fazer essa compostagem. Então hoje nós temos pátios privados que recebem esse resíduo orgânico e fazem a compostagem e além de receber da prefeitura eu fico com todo adubo orgânico produzido lá”, completou.
A atividade se tornou um grande ciclo virtuoso de geração de emprego e renda pra população local. Atualmente, a cidade recicla menos de 10% do resíduo orgânico produzido pelo descarte de lixo.

Pedido de desculpas que viralizou na internet

Leonardo Vasconcellos finalizou a entrevista repercutindo o vídeo viral onde o prefeito pede desculpas à população por um erro de planejamento em uma obra da administração municipal. “Viralizou um vídeo em que um poste acabou não sendo retirado e ficou no meio da rua, o senhor, não apenas assumiu a responsabilidade, mas pediu desculpas à população local. Dói pedir desculpas?”, indagou o presidente da Câmara de Teresópolis

“Não dói. Pedir desculpas é importante para que possamos corrigir o que está de errado. É um exercício de humildade que leva à melhoria da gestão do prefeito. Quando eu fui informado dessa situação em quem eu poderia colocar a culpa? Não tinha ninguém além da prefeitura a culpar. Quem deveria estruturar os processos dentro da prefeitura era eu para que não tivesse uma rua com um poste no meio. Resolvemos a questão e criamos um processo interno para que isso não se repita mais. Se eu tivesse me esquivado da responsabilidade e não tivesse tido essa atitude, com certeza a situação iria se repetir”, respondeu.

Segundo o chefe do executivo, a ação gerou feedback positivo: “Foi muito interessante, porque acabou que o que marcou não foi o ‘poste no meio da rua’, mas o pedido de desculpas do prefeito à população. Isso faz parte da evolução humana e estamos aqui para isso. Todos os dias eu vou pra rua, fotografo o que está errado. É uma cidade limpa, organizada e capital mais segura do país. Tida como uma cidade inteligente no sentido de fazer a diferença na vida do cidadão e, por isso, é a cidade que mais cresceu de acordo com o Censo, foi 27% de crescimento populacional. As pessoas veem que aqui é uma capital que vale a pena vir para morar porque existe qualidade de vida. Antes de sermos servidores públicos, somos servidores do público”, finalizou.

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE